RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: Walmir Filho • 10/9/2019 • Projeto de pesquisa • 7.609 Palavras (31 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
IESCFAC - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE CANDEIAS FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS
PRODOCENTE - PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE DOCENTES CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS[pic 2]
VALMIR BRAGA DE OLIVEIRA FILHO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
SANTA INÊS- BA
2018
VALMIR BRAGA DE OLIVEIRA FILHO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório apresentado a IESCFAC – Instituto de Ensino Superior de Candeias - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, como requisito obrigatório de avaliação da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, sob a orientação da Profa. .....................................
SANTA INÊS- BA
2018
“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. (Esopo).
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
- O ESPAÇO ESCOLAR 05
- ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO 06
- ESTÁGIO DE PARTICIPAÇÃO/CO-REGÊNCIA 08
- ESTÁGIO DE REGÊNCIA 11
- ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – POR SEGMENTO (ESTÁGIO CURRICULAR I – ENSINO FUNDAMENTAL II) 15
- Apresentação 15
- Conclusão 17
- Referências 18
- Plano de Aula Matemática/Português 19
- ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – POR SEGMENTO (ESTÁGIO CURRICULAR II – ENSINO MÉDIO) 20
- Apresentação 20
- Conclusão 22
- Referências 23
- Planos de aulas EJA 24
- ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – POR SEGMENTO (ESTÁGIO CURRICULAR III – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL) 29
- Apresentação 29
- Conclusão 31
- Referências 32
- Planos de aulas Interdisciplinar 33
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 34
REFERÊNCIAS 35
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado do PRODOCENTE - Programa Especial de Formação de Docentes tem como objetivo principal, aprimorar os conhecimentos do acadêmico, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.
Em cumprimento a LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação), conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”.
Dessa forma, constata-se que o estágio supervisionado, faz parte da nossa formação educacional, sendo garantido por lei. Assim, o estágio supervisionado faz parte da formação acadêmica, partindo de um referencial teórico, para uma confirmação na prática em uma sala de aula.
Desse modo, o período destinado ao estágio serve de base para o aluno, refletir se realmente, é aquilo que quer para sua futura profissão, pois é no estágio que se descobre as grandezas de ser professor.
Enfim, é durante o estágio supervisionado que o curso de segunda Graduação em Licenciatura em Artes Visuais proporciona ao aluno uma forma de se especializar e de se tornar um grande profissional na área escolhida, podendo adquirir técnicas e habilidades para lidar com crianças, jovens e adultos de forma qualificada e com competência.
O referido estágio foi desenvolvido em três segmentos da educação sendo: Estágio curricular I – Ensino Fundamental II realizado no Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães; Estágio curricular II – Ensino Médio desenvolvido também no Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães e Estágio III - Observações no âmbito administrativo e pedagógico do referido Colégio de estágios.
Tendo cumprido uma carga horária total de 300 horas, o estágio realizado em cada seguimento da educação cumpriu o total de 100 horas, compreendendo as seguintes etapas: 30 horas de estágio observação/AC/planejamento; 40 de estágio regência e 30 horas de planejamento e elaboração do relatório. Nesse sentido, foi possível executar em cada seguimento as etapas teóricas e práticas de planejamento e execução da atividade docente exigida por meio o estágio supervisionado obrigatório.
O ESPAÇO ESCOLAR
O Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, situada à Rua Alta da Bela Vista, Nª 256, Centro - Santa Inês/BA possui uma área total de 10.106m² de área livre, é mantida pelo Governo do Estado da Bahia, pertencendo assim ao Sistema Estadual de Educação, fundamentada na constituição vigente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Foi fundada em 12 de março de 1975 e inaugurada em 29 de março de 1976, autorizada a funcionar pelo Decreto de criação n° 24.677, Diário Oficial de 12/03/1975 tendo como sua primeira diretora geral a Sra. Vanilda Íris Lacerda Ramos.
De acordo com a Portaria n° 20.98, Diário Oficial de 12/02/1982, Resolução C.E.E. 1202/83 Parecer 125/83 de 21/03/1983 foi criado o Ensino Médio nesta Unidade Escolar com as habilitações do de 1° grau de 1ª à 4ª séries, em magistério e assistente de administração.
Hoje, o colégio oferece o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA (I ao VII), que são da própria cidade, mas também da zona rural, estudam nos turnos matutino, vespertino e noturno, sob a direção da professora Edna Adriana Costa Matos Lima e Vice Diretora Jeane Bandeira que vem desempenhado bem suas funções, principalmente quando se trata da melhoria pela educação.
...