RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II
Por: marcai • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.062 Palavras (17 Páginas) • 614 Visualizações
MARCIA PERO CAVALCANTI
RA: 5730144697
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II
São Paulo – SP
2014
MARCIA PERO CAVALCANTI
RA: 5730144697
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental II.
São Paulo – SP
2015
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04
Introdução.................................................................................................................05
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:
1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06
2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................20
3 – Plano de Aula.......................................................................................................21
4 – Regência..............................................................................................................28
Considerações Finais..............................................................................................29
Referências Bibliográficas......................................................................................30
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiária ; MARCIA PERO CAVALCANTI
RA: 5730144697
Curso: Pedagogia
Semestre: 6º
Ano: 2015
Início do estágio: 06/04/2015
Término do Estágio: 07/05/2015
Instituição concedente do estágio
Nome da Instituição: Colégio Constelação
Endereço: Rua, Papa-Piri, 29 Vila Nova Curuçá- São Paulo/SP.
Telefone: (11) 2511-4945 / 2511-1375
Responsável: Kelly Cristina
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado em Educação fundamental II foi realizado no Colégio Constelação, localizado na Rua, Papa Piri, 29 Vila nova Curuçá- São Paulo/SP no Município de São Paulo/SP. Com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos quatro semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação à Distância.
No decorrer do Estágio Supervisionado foi observado o trabalho do coordenador pedagógico, e o professor tendo o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento de aula, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual do Centro de Educação Infantil. Em seguida, foi desenvolvida a aula, conforme o plano de aula elaborado.
O Estágio Supervisionado é uma oportunidade impar de vivenciar a profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, trazendo a oportunidade de por em pratica tudo que curso nos oferece.
A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia me proporcionou ter um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação fundamental.
Avaliação da orientação e da discussão do estágio
O Estágio é uma disciplina que tem como objetivo articular a teoria com a prática, historicamente, nas Comunidades Primitivas a Educação acontecia com prazer, onde as gerações mais velhas repassavam seus conhecimentos ás crianças. Não havia assim, a preocupação com a formação de professores. Na Sociedade escravista não há ainda locais, nem preocupação com a formação intelectual de educadores, mas são praticadas ações intencionais de educação pela família, preceptores, mestres e pedagogos.
A Sociedade Feudal é marcada pela Educação Religiosa, onde filósofos, educadores e teólogos como Comenios, Martinho Lutero e Erasmo defendem a necessidade da formação de professores. Durante a transição para a Sociedade Capitalista a formação tem relação com saberes necessários ao trabalho, começando as discussões pela escolarização das massas e pela qualificação do professor.
Já na Sociedade Capitalista surgem as primeiras experiências na formação de professores. No Brasil, essa formação se dá no âmbito da Companhia de Jesus, que apesar da expulsão dos jesuítas, sua concepção permanece por mais de dois séculos. A formação continua pela religiosidade. Apenas em 1833 a formação de professores fica sobre responsabilidade do Estado com o início das Escolas Normais.
Todo esse processo histórico revela que a preocupação com a formação profissional do educador ganha cada vez mais importância. Diante disso, o Estágio vem facilitar essa formação, dando oportunidade ao professor de colocar em prática o que aprendeu na teoria.
As tele aulas e as aulas presenciais vivenciadas polo, sempre enfocaram a necessidade da formação de professores e, uma das disciplinas que pode contribuir para isso é a de Estágio Supervisionado, que leva o acadêmico para a vivência em sala de aula. Com isso, vê na prática todo o conhecimento que foi adquirido anteriormente.
Apresentação da Unidade Escolar
Colégio Constelação, Localizado na Rua, Papa Piri, 29 Vila nova Curuçá- São Paulo/SP no Município de São Paulo. Iniciei o estudo no 6º Ano C. Ao entrar observei os alunos e professoras. Ossentaram-se em mesas individuais confortavelmente bem instalados.
A sala é bastante colorida, com uma decoração atrativa, muitos cartazes enfeites confeccionados pela professora. Alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos. É possível perceber que em cada trabalho há individualidade de cada um dos alunos.
...