RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO ESPECIAL
Por: Nivania Almeida • 21/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.126 Palavras (5 Páginas) • 74.333 Visualizações
Relatório individual de aluno especial
O aluno Vinícius nascido em 06/03/2009 está matriculado no 4º ano do ciclo complementar, no turno vespertino na Escola
De acordo com laudo médico o aluno apresenta quadro de Síndrome de Down + retardo mental moderado ao grave (CID q 90 CIDS: f71 a f72) e ele necessita urgentemente de um professor de apoio e participação de sala de recurso .
Com base nas observações diárias do aluno e análise de avaliação diagnóstica percebe- se que nos Diagnóstico Clínico, Aspectos Cognitivos, Aspectos Motores e Psicomotores, Habilidades Interpessoais/ Afetivas, Comunicação e Aspectos Pedagógicos, o aluno apresenta o seguinte desenvolvimento:
O educando não é alfabetizado, mas conhece a primeira letra do seu nome, reconhece as vogais assimilando-as a figuras. Reconhece os numerais 1 e 2, é capaz de distinguir diferenças e semelhanças entre objetos, lugar. Apresenta extrema dificuldade na construção do seu processo de aprendizagem. Possui atenção comprometida, consegue envolver-se em poucos momentos em atividades que requeiram o mínimo de concentração. Não consegue realizar as atividades básicas de sala de aula, em termos do processo de alfabetização, é um aluno inquieto, não consegue parar no lugar e ater-se às atividades que lhe são propostas, não possui organização pessoal, consegue estabelecer vínculos sociais em sala de aula. Não tolera frustração, nem ser chamado atenção, irrita-se com facilidade. Faz uso de vocabulário agressivo ao dirigir-se aos colegas da sala, em certos momentos agride os colegas fisicamente dificultando a apresentação de atividades em grupo.
ASPECTOS AFETIVO-EMOCIONAIS: É um aluno carinhoso. Costuma interagir bem com os colegas e respeita todos os funcionários da escola. Gosta de participar dos eventos desenvolvidos no ambiente escolar. É comum irritar-se com a professora regente quando essa o repreende, por se recusar a realizar as atividades propostas em sala de aula. Como protesto, batendo na professora. Vale-se também de beliscões, coloca língua, bate com sandália, cospe quando se irrita por qualquer motivo. Interage com poucos colegas.
ASPECTOS COGNITIVOS/METACOGNITIVOS: Não possui boa memorização. o aluno apresenta raciocínio lento, baixa capacidade de atenção e memória, pouca concentração A atenção é seletiva, direcionando-a sempre para um aspecto específico, com grande dificuldade em se manter concentrado por muito tempo em uma mesma atividade. O seu descontrole emocional afeta de forma significativa seu desempenho.
ASPECTOS ACADÊMICOS: Não lê palavras, conhece somente as vogais. Conhece somente o numero 1. Não sabe o nome da cidade onde mora. Não identifica valores de convivência. Participa das atividades de artes visuais com o apoio da professora. Não realizar inferências em textos subjetivos, não ler e nem interpretar situações problemas, envolvendo as quatro operação, reconhece apenas as cores amarelo, azul e vermelho, Não fornece dados de identidade familiar .
ASPECTOS COMUNICACIONAIS: Tem dificuldade em pronunciar as palavras de forma legivel . Quanto à comunicação escrita escreve seu primeiro nome. Fica por muito tempo emitindo sons não compreensíveis. Gosta de brincar de forma imaginaria( fazer bolo, andar de bicicleta et.)
ASPECTOS PSICOMOTORES: Possui equilíbrio, anda em linha reta. A adequação postural é inapropriada, pois se movimenta pendularmente com frequência, além de apresentar dificuldade em ficar sentado com postura ereta na cadeira (mantendo-se quase sempre de lado).
ASPECTOS COGNITIVOS E METACOGNITIVOS: o aluno apresenta raciocínio lento, baixa capacidade de atenção e memória, pouca concentração. Não demonstra interesse em realizar as atividades e as vezes não compreende instruções dadas. O seu processo de pensar e resolver problemas e a utilização desse conhecimento para controlar seus processos mentais é um pouco vago. Dificuldade em: memorizar, concentrar, reter informações simples, controlar suas emoções, compreender instruções dadas, demonstrar interesse por objetos variados e em realizar as atividades propostas, permanecer em locais com um pouco mais de barulho (abertura do turno, saída da escola).
ASPECTOS MOTOR E PSICOMOTOR: O aluno baba frequentemente, consegue se equilibrar e se locomover, não possui preenchimento de superfície ao colorir. Dificuldade em: diferenciar esquerda e direita, lateralidade e orientação espaço-temporal.
ASPECTOS INTERPESSOAIS E AFETIVAS: interage pouco com os colegas, brinca sozinho, muda rapidamente e sem motivos aparentes seu humor, fica agressivo quando contrariado, com crises de birra e agressão.
ASPECTOS COMUNICACIONAIS: Tem dificuldade em pronunciar as palavras de forma legivel . Quanto à comunicação escrita escreve seu primeiro nome. Fica por muito tempo emitindo sons não compreensíveis. Gosta de brincar de forma imaginaria( fazer bolo, andar de bicicleta et.)
...