RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA MÓDULO A - FASE I
Por: Vanilza123 • 12/8/2017 • Artigo • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 277 Visualizações
RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
MÓDULO A - FASE I
Vanilza de Oliveira TEIXEIRA
UNINTER
Resumo
Este portfólio vem resgatar experiências de um tempo onde não se ouvia falar de tecnologia e educação à distância. É um momento de reflexão para pensarmos na importância que este tipo de estudo tráz para muitas pessoas e na flexibilidade que ela proporciona. O que fizemos em outros tempos traz um entendimento melhor e até um agradecimento aos profissionais de educação que tivemos, pois havia muita dificuldade maior em se fazer pesquisas e buscar um plano de aula apropriado para aquele momento. Repensar no passado é uma oportunidade de valorizarmos o presente e almejar um futuro mais inovador para que sonhos antigos se realizem, e desta forma, a faculdade à Distância trouxe a facilidade e a esperança para muitas pessoas de realizarem seus estudos.
Palavras chave: Experiências, Educação, Tecnologias, Pesquisas.
Introdução
O presente trabalho visa abordar o tema sobre nossas experiências de vida na época escolar. Ao falar sobre isso, veremos a importância que muitos não dão aos estudos quando tem a chance de estudar e tem uma família ao lado para apoiar. Além de relatar sobre essa experiência, abordaremos a Educação a Distância e como ela colabora com a vida daqueles que não tem muito tempo e nem dinheiro para fazer uma faculdade presencial.
Falar sobre nossas próprias experiências é resgatar aquilo que já se passou à um bom tempo e poder ver o quão bom era ser criança e adolescente, mas não demos valor ou pulamos “etapas”. A família também se torna a base para a criança e adolescente, pois eles são os primeiros educadores que terão nesta faixa etária. Vygotsky (1998) afirma também que mediante aos estudos, será despertada a aprendizagem deste individuo, devida a mudança de ambiente e assim será iniciado o aprendizado.
Resgatando o passado e sua importância para o futuro.
Há um tempo atrás não se tinha tantas tecnologias como nos dias atuais, a internet e as mídias sociais era algo que nem se ouvia falar, mas apesar de nem se ter ideia disso, a minha época de escola foi muito boa e proveitosa. Eu gostava muito de estudar e era muito curiosa, gostava muito de ler e pesquisar.
Os meus trabalhos escolares eram feitos por meio de consulta aos livros sempre gigantescos e não havia xerox também, tudo tinha que ser copiado à mão mesmo e as imagens do trabalho eram recortes de revistas. Na escola onde eu estudava até tinha uma biblioteca, mas nem sempre era encontrado o que precisávamos para o trabalho e a única solução era ir até a Biblioteca Municipal que fica na cidade, mas que isso acontecesse teria que ser acompanhada da minha mãe e nem sempre ela podia ir. E quando eu não conseguia ir na Biblioteca, era preciso procurar revistas e até algum livro na casa de um primo que dispunha de mais condições financeiras naquela época e ele sempre ganhava muitos livros e muitas revistas. Era a minha salvação.
Lembro das minhas professoras da 1ª e 2ª série da Educação Infantil, que eram boazinhas e me ajudaram muito na alfabetização, adorava quando elas contavam histórias e pediam para fazermos desenhos. Já nas séries seguintes, tive duas professoras bem rígidas e autoritárias. Chegavam até a puxar a orelha de quem não obedecia e isso naquela época até era normal, se reclamasse em casa poderia até apanhar de novo. A diretora desta escola era mais brava ainda e tínhamos muito respeito ( e medo) dela e toda vez que ela entrava na sala de aula, ficávamos em pé aguardando ela falar e para nos mandar sentar. Não tive nada de ruim neste período, adorava ir à escola e não faltava por nada.
Escolher a faculdade foi algo difícil, sempre quis fazer pedagogia, mas primeiro vinha a parte financeira e se o valor caberia no meu orçamento e depois a questão do horário, dias da semana etc. Teria que ser à distancia devido a flexibilidade de dias e horários e também por ser mais barato que uma presencial. Quando se tem uma vida corrida onde temos que conciliar trabalho e família, os estudos devem entrar de uma forma que fique bom para todos. Por isso, para mim, a Faculdade à Distancia foi a única opção quando decidi voltar aos estudos, pois tive a chance de poder realizar o meu sonho que era fazer Pedagogia, sem que eu comprometesse minha vida pessoal e profissional, visto que eu faço os meus horários e decido o melhor momento para estudar.
...