TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO PEDAGOGIA

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.530 Palavras (27 Páginas)  •  1.918 Visualizações

Página 1 de 27

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PEDAGOGIA

JESSIANE DOS SANTOS MENDES

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Conceição do Araguaia/PA

2022

jessiane dos santos mendes

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Relatório apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de PORTFOLIO INDIVIDUAL – ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO I do PEDAGOGIA.

Conceição do Araguaia/PA

2022

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        6

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        7

5        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        8

6        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        9

7        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        10

8        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        11

9        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        12

10        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        13

11        RELATO DA OBSERVAÇÃO        14

12        PLANOS DE AULA        15

13        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        16

14        RELATO DA REGÊNCIA        17

15        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

As realizações dos estágios são de suma importância e tem o objetivo interagir, analisar e investigar na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento das instituições educacionais, tal como articular e vivenciar experiências validas para a sua formação profissional. O estágio tem que ser considerado um momento de analise da realidade de práticas pedagógicas, tal como de meditação por parte do aluno, ele corresponde em pratica e teoria tendo em vista uma busca continua da realidade para uma preparação conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Portanto, o estágio é o maior alicerce na formação de educadores, pois é por meio dele que o profissional identifica os aspectos básicos para a composição da construção da identidade e dos saberes do dia a dia.

A missão do docente é assumir junto com os demais profissionais o compromisso com os assuntos associados ao aprendizado em todos os âmbitos das novas tecnologias, que se faz presente como necessidade indispensável a grande importância no avanço e na aprendizagem dos alunos. Outra grande instrumento para o desenvolvimento do  aprendizado se dá através da exposição de lendas contadas em rodas de conversa e historias, fazendo com que os ouvintes conheçam  o mundo da imaginação, para que o aprendizado possa ser conduzido por meio de assimilação, potencializando também a capacidade de criação.

As leituras, pesquisas e bate papo entre alunos trazem a tona vontade de conhecer ainda mais o mundo dos livros, no qual na nossa atual realidade muitas vezes são deixados de lado como meios para a aprendizagem. Com indivíduos encorajados a procurar conhecimento em pesquisas, leituras e roda de conversa eleva o grau de competência nos estudos, por que assim eles se tornam indivíduos críticos, porém, suas atividades se tornam mais criativas e compromissadas em busca de informações mais profundas, a fim de se elevar ainda mais sua necessidade da busca ao conhecimento.

1.        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS.

Tanto a função do professor quanto a do ensino na educação infantil são assuntos muito abordados no meio da educação. tais assuntos tem gerado muitos comentários ao passar dos anos. Segundo Vygotsky (1995) ressalta a importância do pensamento do adulto no meio de desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança. Na ideia do autor podemos ver que, o avanço cultural  sempre tem como ponto de partida atuação de um intermediador.

De acordo com Leontiv (2001) somos capazes de estabelecer como lei geral do desenvolvimento psicológico infantil que o aprimoramento das funções psicológicas está no domínio dos processos existentes nos quais estão inseridos, em outras palavras, se processa pela atividade da criança, logo o professor não deve limitar-se ao desenvolvimento instintivo da criança, pelo contrário ele deve guiar ou controlar racionalidade deste processo na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com