RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - 4º BIMESTRE
Por: anacris2017 • 30/6/2017 • Relatório de pesquisa • 24.057 Palavras (97 Páginas) • 1.587 Visualizações
CEINF - Profª. Adriana Nogueira Borges.
Nome: Giovanna Samaia Fernandes Ferreira Turma: Pré I A
Professora: Ana Cristina Souza de Arruda dos Santos
RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - 4º BIMESTRE
Mesmo sabendo ler e escrever convencionalmente, a criança tem suas próprias ideias de como ler e escrever. Ao compreendermos que a criança chega à “escola” trazendo muitos saberes sobre leitura e escrita, construídos a partir das suas vivências, estamos possibilitando que ela faça leituras e escritas segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até aquele momento; assim foi o trabalho pedagógico desenvolvido na sala do pré I A deste Ceinf. Sabemos que, na infância, mais do que em qualquer outra etapa da vida do ser humano, tudo está em transformação.
Como fechamento de ano letivo, registramos a seguir um resumo dos conhecimentos adquiridos pela criança durante o ano letivo de 2013 na sala do pré I A.
Durante o 1º bimestre, na fase de diagnóstico e adaptação à nova etapa da educação infantil, no início do ano, a Giovanna não apresentou dificuldade em reconhecer as regras e combinados da etapa que se iniciava. Em relação ao diagnóstico dos numerais, não apresentou dificuldade na contagem e na associação do numeral à quantidade correspondida. Assim como com as demais atividades propostas neste sentido de contar e recontar materiais de cunho concreto. Nesta primeira etapa ainda não associava a importância de realizar registros agora com um direcionamento voltado ao desenvolvimento da sua lateralidade tendo como foco o desenvolvimento da sua coordenação motora fina como acerto na posição correta de preensão do lápis que agora passava a ter uma ponta mais fina, pois, não utilizamos lápis jumbo como era de costume na etapa anterior.
Vale registrar que trabalhamos no 1° bimestre em natureza e sociedade, o conhecimento do próprio corpo explorando o corpo através de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas; nomeando essas partes. Durante os banhos pedagógicos a criança pôde estabelecer o conhecimento das partes relacionadas ao estudo assim como o desenvolvimento de higiene pessoal. Trabalhamos ainda o projeto de arte tendo como tema - Pequenos grandes artistas, onde o artista estudado foi Gustavo Rosa onde a Giovanna teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas através da exploração de recursos plásticos e gráficos, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia.
Dando continuidade ao processo de desenvolvimento pedagógico da criança, no 2º bimestre, continuamos trabalhando a linguagem oral e aos poucos estamos incentivando à criança a conhecer o “mundo” das letras e aprimorando cada vez mais os seus registros de desenhos, arte e principalmente a sua oralidade onde ela começa a perceber que toda a ação tem seu começo, meio e fim e que se faz necessário expressar-se de maneira clara. Nesta etapa suas atividades de desenhos e de “escrita” são feitas mais facilmente e com segurança.
Na linguagem matemática, trabalhamos através de quantificação de objetos para que tenham a noção da relação numeral/ quantidade. No reconhecimento de formas geométricas, conhecemos o quadrado, o triângulo e o círculo. Aprendemos a diferenciar o duro e o mole, o grande e o pequeno, o quente e o frio, o cheio e o vazio, o alto e o baixo. Percebeu-se então, que em relação aos conteúdos propostos, a Giovanna apresentou um ótimo desempenho, assimilando-os muito bem.
Na sequência dos objetivos proposto deste bimestre, a Giovanna aprimorou o cuidado com seus pertences e higiene pessoal tendo autonomia para organizá-los reconhecendo a importância desta atitude.
Já no 3º bimestre, tivemos como objetivo, desenvolver a capacidade da criança de pensar e expressar ideias, expandir a sua capacidade de criação, familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros tipos de portadores de textos oportunizando o desenvolvimento da oralidade e expressão corporal da Giovanna. Mediante ao exposto, foram ainda desenvolvidos a intensificação da criança em querer conhecer o mundo do letramento onde a Giovanna demonstrou muito interesse em registros não só desenhados, mas que de alguma maneira pudessem conter letras que nessa etapa já fazia parte da rotina em sala.
Na linguagem matemática, iniciamos a descoberta dos números relacionados a quantidades. Deu-se então valores a eles os quais para ela foi uma grata descoberta, pois, tudo ela contava e recontava dando valor aos estudos em questão.
Já, na sequencia foi dado início a comemoração da Festa da Primavera, onde trabalhamos acerca da preservação ambiental e maneiras sustentáveis de viver, iniciando com o tema “o lixo de minha casa”; na sequencia o tema abordado foi o processo de fotossíntese associado à pureza do ar que respiramos. Adoraram este tema. Como culminância foi feita uma mostra da dança dos bambolês, onde o brinquedo se torna arte dentro de ritmos musicais. Foi um sucesso.
Neste 4º bimestre, percebeu-se que a Giovanna apresenta cada vez mais a sua linguagem oral consolidada, apresentando ampliação do repertório verbal, elaboração de ideias e hipóteses mais aguçadas assim como a sua interação com o meio do letramento. Já estabelece relações de trocas e cooperação com pares. Usa adequadamente as expressões de cortesia, reconta acontecimentos do cotidiano de forma já sistematizada com começo meio e fim. Tenta adivinhar o que o texto diz, em função do portador, gênero ou contexto de determinada história.
Na linguagem escrita, há uma familiarização com a escrita pela participação em práticas sociais e de cunho a escrita das mesmas. Consegue inferir ideias e hipóteses de registro de palavras associadas a ações e objetos. Já possui definido o seu tipo de registro usando letras grandes e bem definidas; obedece a espaços determinados pra o registro dos mesmos. Já consegue definir alguns sons sonoros variados o que determina que esteja na fase silábico-alfabético.
Vale saber que esta etapa tem como característica a compreensão pela criança de que a escrita representa sons da fala, onde a mesma insere mais de uma letra para a maioria das sílabas não deixando de reconhecer o som de cada letra que imprimiu. Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes. Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo – kblo.
...