RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: Tammirys Freitas • 5/4/2018 • Relatório de pesquisa • 3.154 Palavras (13 Páginas) • 440 Visualizações
UNIUBE[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MICHELE DA PENHA AGUIAR BARBOSA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES
2014
UNIUBE[pic 2]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MICHELE DA PENHA AGUIAR BARBOSA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da conclusão do Estágio supervisionado do curso de Pedagogia referente à VI etapa.
BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES
2014
[pic 3]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
ANEXOS 14
INTRODUÇÃO
A realização do estágio na VI etapa é nas séries iniciais do Ensino Fundamental, este será um momento de aprendizagem e de novos conhecimentos desta etapa de modalidade. A realização da carga horária do estágio será realizada na escola Municipal Vicente Amaro da Silva, que fica localizada na cidade de Barra de São Francisco - ES.
O estágio supervisionado é o eixo central no processo de formação de professores, pois é através dele que o futuro professor conhece os aspectos indispensáveis para a construção da sua identidade e dos saberes do dia-a-dia. Este é um momento em que o futuro professor pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, e realizar a transição de aluno para professor.
Sabemos que a formação docente se dá, acima de tudo, no exercício da profissão, ou seja, na aproximação do futuro professor com o estágio, com a realidade prática, no convívio com diversos docentes e concomitantemente com os trabalhos na sala de aula. O estágio na formação inicial deve ser compreendido como um espaço para aprender e preparar o futuro profissional para exercer a profissão docente, desenvolvendo competências e saberes necessários para a construção de uma identidade profissional que corresponda às exigências e aos desafios da sociedade moderna.
Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: Apresentação, em que se encontra a história da instituição deste relatório; corpo do relatório, dividido em fase de observação, de co-participação e de regência.
Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.
DESENVOLVIMENTO
Para realização deste relatório pude observar a escola com um olhar mais investigativo em especial as salas de aulas. Pode-se perceber que cada sala de aula revela sua própria identidade conforme a idade dos alunos e a série em que eles estão matriculados, essas diferenças estão relacionadas ao material e recursos pedagógicos e didáticos, que são construídos ou elaborados para atender as necessidades especificas de cada série e assim atender aos alunos daquela sala..
A escola desenvolve vários projetos, que para a realização dos mesmos são utilizados outros espaços como a quadra esportiva, a biblioteca, para a execução destes projetos os professores são sempre atuantes e contam com a participação dos alunos, estes projetos estão sempre de acordo com as orientações dos PCN’s, utilizando vários recursos disponíveis na escola para a realização dos mesmos, a escola promove a Semana do Meio Ambiente, apresentação de várias datas comemorativas, semana Folclóricas e outros projetos. Em todas essas apresentações foi possível perceber que os alunos interagem e gostam de apresentar-se em público, principalmente nas atividades e danças.
Observando a biblioteca e pesquisando a responsável por esse ambiente, é possível perceber que os professores sempre recorrem a esse espaço para a realização de pesquisas, eventos ligados a literatura, contação de histórias, utilização e aplicação de jogos didáticos.há empréstimos de livros, que podem ser levados pelo aluno para casa, esse empréstimo só é acessível aos alunos que estão cursando o 2º Ano ao 5º Ano. A educação utiliza esse espaço na hora do recreio para utilizar os livros. A escola promoveu um projeto de literatura em que as crianças levaram os livros para casa, para que os pais lessem para os filhos promovendo assim uma integração entre pais e filhos na hora da história, os pais deveriam preencher uma ficha enviada pela escola, relatando como foi o fato e devolver a escola. Os alunos desta escola têm livre acesso a biblioteca que é organizada com estantes onde os livros são dispostos conforme gênero literário. O ambiente é claro, arejado e espaçoso.
A escola possui materiais disponíveis, sempre utilizados com a orientação de um responsável do estoque e do controle de organização.
Os alunos têm horários a cumprir na escola, como horário de chegada de recreio e de saída, as trocas de disciplina acontecem somente nas aulas de educação física.
A escola conta com um espaço bem amplo e diversificado, possui quadra de esportes, parquinho, videoteca, brinquedoteca, biblioteca e sala de recursos.
O mobiliário é organizado, atendendo aos requisitos básicos para o desenvolvimento das crianças, são ambientes limpos diariamente, decorados e utilizados de acordo com a faixa etária das crianças. As salas de aula são decoradas com cartazes afixados à parede, cada sala tem sua própria decoração de acordo com o nome e série, há armários dos professores onde ficam guardados os materiais didáticos como: lápis, borrachas, cadernos, tesouras, lápis de cor, giz de cera, jogos educativos, também há armários para guardarem os livros didáticos, revistas de recortes, e outros pertences que são utilizados em sala.
Não há armários individuais para os alunos, os mesmos trazem seu material em mochilas.
Os cartazes que decoram a sala são na maioria confeccionados pelos próprios alunos, e alguns pelo próprio professor, os cartazes são geralmente produzidos coletivamente ou em grupos, nas atividades que são penduradas no varal há marcada a individualidade de cada aluno, alguns é percebido o capricho e o um bom desenvolvimento, mas em alguns é possível perceber uma grande dificuldade na execução e realização do objetivo da tarefa.
...