RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESTÁGIO E DOCÊNCIA TAREFA
Por: Pablo Kunz J • 16/1/2017 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 678 Visualizações
Aluno: Pablo Kunz de Jesus
RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESTÁGIO E DOCÊNCIA TAREFA
Leiam o texto ESTÁGIO E DOCÊNCIA e apresentem os principais argumentos das autoras sobre estágio e docência e, ao final, produzir pelo menos duas questões para ser discutidas em aula sobre o tema.
Para os profissionais, que atuam na área da educação, a desvalorização do estágio fragiliza significativamente a suas graduações, pois sem esse se perde um elo importante entre teoria e prática. Com a perda desse elo de ligação entre teoria e prática deixa evidente a fragilidade do educador, pois se perde uma parte importante do processo de formação á nível da prática tão importante na construção de saberes e conhecimentos. Isso fica mais explicito quando é necessário utilizar modelos fora dos padrões que a escola especifica para atingir a formação de qualquer indivíduo.
Ao perder os recursos adquiridos da prática e bem provável que o educador não consiga atingir o seu objetivo de atingir uma educação plena para um grupo de pessoas, ou para um aluno que necessita de um educador experiente, que possua mais prática educativa. Ou seja, não podemos ter somente a teoria ou somente a prática ou pior ainda uma desvinculada da outra, pois o conhecimento pedagógico é exigido na formação e busca qualificar a efetivação do ensino de aprendizagem interligando professores aos alunos, que são os atores principais da formação educacional. Elementos componentes deste processo educativo, habilidades, conteúdos educativos e habilidades cientificas pedagógicas especificas. A escola é compreendida como comunidade social em diferentes ações, temos diferentes ações para sujeitos diferenciados e práticas que provocam diferenças no entendimento do coletivo.
Um educador com experiência de vida relacionada a grupos sociais em diversos sentidos é muito importante, pois quanto maior for a sua vivencia dentro e fora do espaço educacional maior será o sucesso na educação e aliando essa experiência com os conhecimentos teóricos adquiridos com estudos de filosofia e pedagogia voltados para social e educacional.
O adolescente hoje caminha a passos muito largos para suas descobertas próprias das idades cronológicas previstas pela própria ciência da psicologia, e os educadores tradicionais tendem não acompanharem este desenvolvimento, uma criança já tem liberdade de demonstrar sua orientação sexual inclusive no espaço educacional, como o educador tradicional ou com uma formação religiosa que não lhe permita adquirir estes conhecimentos lidará com esta situação? Além de dar conta deste indivíduo que não segue sua orientação biológica, tem que dar suporte aos outros alunos que obviamente terão reações diversas no convívio com este elemento? A teoria oferece ao educador um suporte, um referencial, mas talvez o que vá lhe oferecer um suporte bem mais consistente para produzir uma relação harmoniosa dentro da turma será a sua vivencia prática, pois não poderá permitir que o desconhecimento de alguma ferramenta proporcione sequelas em nenhuma das partes que estão em processo de formação educacional e cidadã.
Tendo o educador a consciência da sua importância, através da educação, como o agente necessário para a mudança social, que deve reconhecer e lidar com todas as diferenças e fazer, constantemente, uma auto avaliação das suas práticas e readapta-las quando necessário.
Também é importante perceber que nem ele ou a escola sozinha darão conta de todas as necessidades sociais para atingir uma educação completa por mais que tenha experiência prática ou conhecimento teórico, pois os outros atores da educação também precisam estarem engajados nesse processo de transformação. Também é importante tanto provocar, quanto encarar estas provocações que surgem no dia a dia da educação dentro e para dentro da escola, ou fora e para fora da escola, também o espaço tradicionalmente conhecido como escola não consegue dar conta da formação do educando.
...