Relatório Prática Como Componente Curricular
Por: Junior Oliveira • 22/5/2024 • Trabalho acadêmico • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO
DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
D. L. da S, J. M. N., K. H. S. S. e J. A. de O. J.
RELATÓRIO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2º SEMESTRE
TECNOLOGIAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO
P##########-PA
11/2023
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO
DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
PEDAGOGIA
RELATÓRIO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2º SEMESTRE
TECNOLOGIAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
D. L. da S, J. M. N., K. H. S. S. e J. A. de O. J.
P##########-PA
11/2023
RELATÓRIO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2º SEMESTRE
TECNOLOGIAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO
Nome(s) do(s) estudante(s): D. L. da S., J. M. N., K. H. S. S. e J. A. O. J.
RA: UL231219##, UL231219##, UL231219## e UL231219##.
Polo: Unidade Cidade Nova – P#######/PA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
INFORMAÇÕES GERAIS DO ENTREVISTADO 5
DESENVOLVIMENTO 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A disciplina Tecnologias Voltadas à Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Planalto Do Distrito Federal (Uniplan), tem como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento e a reflexão sobre as tecnologias educacionais, suas potencialidades e limitações. No segundo semestre, as atividades da disciplina se concentraram na observação de aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública do município de São Paulo.
A observação de aulas foi realizada durante duas semanas, totalizando 20 horas. As aulas observadas foram de diferentes séries do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e, abordaram diferentes temas da Língua Portuguesa.
A partir da observação das aulas, foi possível identificar o uso de diferentes tecnologias educacionais, como lousa digital, computadores e plataformas de ensino e aprendizagem online. Assim, foi possível refletir sobre as potencialidades e limitações do uso de tecnologias educacionais no contexto da educação básica.
Este relatório tem como objetivo apresentar os principais pontos realizados durante a observação das aulas, bem como as reflexões sobre o uso de tecnologias educacionais no contexto da educação básica.
INFORMAÇÕES GERAIS DA ESCOLA
Nome da escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Pessoa
Endereço: Rua 35, Quadra Especial – Bairro dos Minérios, P##########/Pa
Público-alvo atendido: Faixa etária entre 06 a 14 anos.
INFORMAÇÕES GERAIS DO ENTREVISTADO
Nome: G. R. S.
Função desempenhada na escola: Diretor
DESENVOLVIMENTO
As tecnologias educacionais têm sido cada vez mais usadas no contexto da educação básica, com o potencial de trazer melhorias significativas ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, para que esse potencial seja plenamente explorado é importante utilizar as tecnologias de forma adequada e planejada, considerando as oportunidades e desafios envolvidos.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Pessoa, localizada no município de P##########-Pará, é uma escola pública que tem investido no uso de tecnologias educacionais, apesar de algumas deficiências básicas. De acordo com a entrevista realizada com o diretor da escola, G#####, a escola utiliza de recursos tecnológicos básicos e intermediários nas rotinas administrativas e educacionais da instituição.
[pic 2]
Figura 1 G. R. S., diretor da escola.
Na escola, as ferramentas e recursos tecnológicos mais utilizados são a internet de alta velocidade além de impressoras multifuncionais que permitem aos secretários e professores, produzirem materiais usados em sala de aula com mais rapidez. A conexão à internet é utilizada para acessar informações e recursos educativos, enquanto os computadores são empregados para realizar pesquisas, criar apresentações e produzir trabalhos.
A escola contava com um laboratório de informática e ciência, entretanto, devido ao grande número de alunos, esse espaço foi convertido em sala de aula. Isso acaba dificultando o acesso dos estudantes aos computadores de forma ampla, o que representa um importante desafio para a instituição em relação ao uso da tecnologia.
[pic 3]
Figura 2 Impressoras e Notebook.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Pessoa, propõe a integração de tecnologias educacionais como meio de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. O documento estabelece que as tecnologias devem ser empregadas para fomentar a interatividade e a cooperação entre alunos e professores, dinamizar o ensino de forma interessante, expandir o acesso à informação e ao conhecimento, além de desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes.
A escola acredita que as tecnologias educacionais sejam um recurso valioso para aprimorar a qualidade do ensino. No entanto, reconhece-se a necessidade de superar desafios relacionados ao uso da tecnologia, como a desigualdade de acesso, falta de espaço adequado para implementação de laboratórios e o uso excessivo irresponsável da tecnologia. Potencialidades das tecnologias educacionais
As tecnologias educacionais têm um grande poder de gerar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. É facilmente percebível os benefícios nas rotinas educacionais, tais como:
- Incremento da motivação e interesse dos estudantes: a utilização de tecnologias educacionais pode tornar as aulas mais interativas e dinâmicas, instigando o interesse e a motivação dos estudantes.
- Personalização do ensino: através das tecnologias educacionais, os professores podem adaptar o ensino de acordo com as necessidades e interesses individuais dos estudantes.
- Acesso as informações e recursos educacionais: as tecnologias educacionais possibilitam aos estudantes ter acesso rápido, fácil a um vasto volume de informações e recursos educacionais.
- Desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais: as tecnologias educacionais podem ser empregadas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como pensamento crítico e resolução de problemas, e habilidades socioemocionais, tais como colaboração e trabalho em equipe.
Em pesquisa realizada em 2021, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), que observou mais de 200 mil escolas públicas no Brasil, apontou o aumento do uso de recursos tecnológicos em sala de aula e que esse aumento foi acompanhado pelo aumento do aprendizado dos alunos destas escolas,desafios do uso das tecnologias educacionais
Apesar do potencial de benefícios, o uso das tecnologias educacionais também envolve alguns desafios. Alguns dos desafios potenciais do uso de tecnologias educacionais incluem:
...