Relatório de Estágio Curricular Supervisionado no AEE
Por: vivianestaroscky • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 6.970 Palavras (28 Páginas) • 1.029 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
VIVIANE STAROSCKY
AMBIENTE DE INCLUSÃO
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado no AEE
ITUPORANGA
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
VIVIANE STAROSCKY
AMBIENTE DE INCLUSÃO
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado no AEE
Relatório apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Educação Especial, da área das Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Educação e Comunicação (CHALEC), do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).
Prof.ªOrientadora: Éden Luciana Boing Imhof
ITUPORANGA
2016
DEDICATÓRIA
A minha formação não poderia ter se concretizado sem a ajuda de meus pais Eloir e Gorete que tiveram muita paciência e amor para me educar e me tornar uma cidadã integra, sempre amáveis carinhosos e honrados me ensinaram o que uma pessoa de caráter deve ter, sempre me guiando nos caminhos de Deus. Agradeço também a meu esposo Jackson e as minhas irmãs Morgana e Tauane que tiveram paciência nestes quatro anos, pois a caminhada até aqui não foi fácil e, sei que por muitas vezes me fiz ausente em momentos em que eu deveria estar presente. Por essa razão, gostaria de dedicar e reconhecer a vocês, minha imensa gratidão e amor sempre.
A Deus dedico o maior agradecimento, porque têm sido tudo em minha vida.
A todos vocês, meu muito obrigado.
AGRADECIMENTOS
A Prof. Éden Luciana Böing Imhof, pela sua orientação, seu grande desprendimento em ajudar-nos e amizade sincera.
Agradeço a todos os amigos que me acompanharam e torceram por mim nesta caminhada acadêmica.
Agradeço também a minha família que esteve sempre ao meu lado me auxiliando e torcendo por mim.
EPÍGRAFE
“Aprender é a única coisa de que a mente
nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.
Leonardo da Vinci
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 UNIDADE CONCEDENTE DO ESTÁGIO 9
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
3.1 INCLUSÃO 10
3.1.1 A Inclusão Escolar 13
3.1.2 A Inclusão Social 15
3.2 CONTEXTUALIZANDO OS DISCENTES 16
4 PRÁTICAS DE DOCÊNCIA 17
4.1 PRÁTICA NO 01 17
4.2 PRÁTICA NO 02 18
4.3 PRÁTICA NO 03 19
5 REGISTRO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS 21
5.1 REGISTRO E ANÁLISE DA PRÁTICA NO 01 21
5.2 REGISTRO E ANÁLISE DA PRÁTICA NO 02 22
5.3 REGISTRO E ANÁLISE DA PRÁTICA NO 03 25
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERÊNCIAS 29
ANEXOS 31
1 INTRODUÇÃO
- O estágio de AEE (Atendimento Educacional Especializado) foi acompanhado pela professora Éden Luciana Boing Imhofque auxiliou na análise dos documentos da prática escolar, bem como na avaliação das aulas planejadas. O estágio supervisionado foi realizado no Centro de Educação Pedro Júlio Muller Bairro Nossa Senhora de Fatima da cidade de Ituporanga, através de observações e atividades de campo junto à turma do AEE, durante o 2º semestre de 2016.
- Este estudo tem como objetivo observar e participar das atividades desenvolvidas em um espaço educativo, refletir sobre a importância do AEE como espaço de construção da criança como um ser, conhecer as possibilidades de planejamento no espaço educativo refletindo sobre a socialização da criança especial neste ambiente a forma como ela intervém com as demais, como ela participa e se desenvolve.
- O principal aspecto da educação escolar é trabalhar aquilo que a criança já sabe e o que ela possa vir, a saber, para isso a mediação é crucial, por meio da linguagem, fazer pela criança o que ela não pode fazer até que ela assuma estas funções.
- Partindo do pressuposto que a linguagem é a para vida social de suma importância para o aprendizado da criança este trabalho tem como objetivo geral trabalhar o nome da criança e sua importância diante da sociedade. Por meio do lúdico, visando contribuir para o desenvolvimento dos alunos em relação ao vocabulário e a linguagem apropriada.
- O tema Identidade surgiu através de uma conversa com professoras e colegas de faculdade, com intuito de gerar uma maior autonomia sobre a criança levando em conta que nosso nome é o principal passaporte para a sociedade.
- Devemos focar neste caso na identidade da criança, pois para ela é muito importante a maneira como ela é vista por outras pessoas, para que veja a si própria. No seu nome a criança se reconhece e passa a ser reconhecida.De acordo com Smith 1989, p.240: “Enquanto as crianças não veem sentido na palavra impressa, enquanto a consideram arbitrária ou absurda, não encontram razões para atentarem á escrita”. Trazer para eles esse tema é prazeroso, importante lhes faz diferentes dos demais, lhes faz se sentirem únicos e totalmente especiais naquele momento só deles.A fim de contribuir para todo aprendizado, a metodologia do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e a prática e análise das atividades.
- Sabe-se que para educar necessitamos de um suporte maior que irá além dos significados e conteúdos das diferentes disciplinas. E isso só será possível se a profissão de educar, ensinar, estiver de acordo com atitudes éticas abertas a ação e a reflexão, sobre o que realizarmos no cotidiano escolar. O referido estágio é de suma importância para o estudante de professor de Educação Especial, para que o mesmo observe que por muitas vezes pequenas ações fazem uma enorme diferença na vida daqueles que nos trazem grandes aprendizados, nossos alunos especiais.
2 UNIDADE CONCEDENTE DO ESTÁGIO
O Centro Educacional Pedro Júlio Muller localiza-se na cidade de Ituporanga SC, na Rua Arcendino Santos Moreira no bairro Nossa Senhora de Fatima.
A escola foi fundada por volta do ano 1980, construída para que as crianças da comunidade tivessem a oportunidade de estudar sem ter que se deslocar para lugares mais distantes. Em 2015 foi inaugurado o prédio onde funcionam as atividades da escola.
...