Relatório de Pesquisa e Prática Profissional - A escola
Por: fernandabrandtok • 5/7/2015 • Relatório de pesquisa • 3.214 Palavras (13 Páginas) • 592 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DANIELA REGINA PUNTEL RU:1068521, TURMA:2014/03
FERNANDA BRANDT MARTINS RU:1068523, TURMA:2014/03
LARESSA DOS SANTOS RU: 1067988 , TURMA: 2014/03
LETÍCIA CARLOS WOLLMANN RU: 1087514, TURMA: 2014/03
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA
ARROIO DO TIGRE
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DANIELA REGINA PUNTEL RU:1068521, TURMA:2014/03
FERNANDA BRANDT MARTINS RU:1068523, TURMA:2014/03
LARESSA DOS SANTOS RU: 1067988 , TURMA: 2014/03
LETÍCIA CARLOS WOLLMANN RU: 1087514, TURMA: 2014/03
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA
[pic 1]
ARROIO DO TIGRE
2014
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2.DESENVOLVIMENTO.............................................................................................06
2.1 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO......................06
2.2 RELAÇÃO ALUNOXESCOLAXCOMUNIDADE.....................................................07
2.3 A ESCOLA: FUNÇÃO E ORGANIZAÇÃO...........................................................07
2.4 O PROFESSOR NOS MAIS DIVERSOS ASPECTOS........................................08
2.5 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR............................................10
2.6 RESULTADO DAS ENTREVISTAS.....................................................................11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13
4. REFERÊNCIAS......................................................................................................15
- INTRODUÇÃO
A educação é o principal alicerce da vida social. Considerando as constantes mudanças e inovações trazidas pelo mundo globalizado, e, conscientes da participação e responsabilidade da escola em preparar o jovem para uma sociedade complexa como a atual, que requer, entre muitas outras, aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida, é fator determinante para periodicamente repensar a Escola neste contexto e como futuros pedagogos compreendermos o seu funcionamento nas mais diversas áreas.
A disciplina de Pesquisa e Prática Profissional- A Escola, tem como ênfase o entendimento mais significativo da organização escolar, propondo que encaminhamentos democráticos e participativos passem a contribuir para a transformação de nossa realidade educacional e de suas contradições. A mesma nos faz compreender a dinâmica das relações educativas, a construção e aplicação dos instrumentos que regem uma escola, a intervenção das organizações coletivas no contexto escolar e a organização do trabalho pedagógico.
Sob estas perspectivas, podemos perceber a tamanha importância da pesquisa e da prática, pois nos proporciona um momento em que a teoria será reafirmada através da prática, no qual nos confrontamos com nossa futura realidade como membros da escola e atuantes em sala de aula, nosso futuro campo de atuação, possibilitando assim uma análise comparativa dos pressupostos filosóficos, políticos, legais e pedagógicos.
Nos traz reflexões e entendimentos sobre a organização escolar, que, para ser compreendida, requer a apreensão dos vários elementos que compõem sua dinâmica. Para o bom desenvolvimento da mesma é preciso a união de todas as “peças” que a compõe para que ocorra a transformação da nossa educação, para que a mesma se torne cada vez mais eficaz e é nosso papel intervir para que isso aconteça.
Ao realizar esta pesquisa foi pensada uma sistematização afim de organizar descritivamente todo o processo que será realizado desde a escolha da instituição e apresentação formal, até a execução das observações do espaço físico escolar e elaboração do relatório final.
Serão abordados neste relatório o resultado da pesquisa realizada, além de textos abordando diversos aspectos, bem como o entendimento que obtivemos ao realizar esta pesquisa em relação a função da escola, os desafios na relação com o alunos, escola e comunidade, a importância de se criar PPP para a escola e a importância da sua revisão anualmente, o papel do professor no contexto escolar e sua importância na turma em que atua.
Espera-se que esta experiência contribua para nosso crescimento pessoal, bem como para nossa futura atuação como educadores.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Apesar das transformações sofridas no decorrer da história, a escola representa a Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Isso denota afirmar que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações. Dessa maneira a mesma engloba quesitos muito importantes. Entre eles podemos destacar: a pesquisa, o ensino e a educação.
A pesquisa é a atividade voltada para a solução de problemas e respostas a questionamentos do campo educativo, geralmente através do emprego de processos científicos.
O ensino é considerado uma parte da educação e a sua intenção é a aprendizagem do indivíduo, havendo a necessidade de que aquilo a ser ensinado tenha condições de ser aprendido pelo aluno.
Educação é um conceito mais complexo, se refere ao desenvolvimento da pessoa, sua trajetória de vida, desde o seu nascimento até a sua morte. Ou seja, é tudo o que podemos aprender durante o processo da nossa existência, visto que o ser humano nunca para de aprender (JUSTINO, 2011).
Portanto a pesquisa precisa estar presente na sala de aula, no planejamento do professor e na aprendizagem do aluno, pois ao desenvolver uma pesquisa sobre as determinantes da prática (metodologias, avaliações, conteúdos, processo de ensino-aprendizagem, contexto escolar, focos de problemas etc.) o professor tem acesso a conhecimentos e habilidades que o ajudarão a compreender o porquê daquela ação, se a mesma está em consonância com os pressupostos legais, metodológicos, e se constituem ações significativas, estimulantes e desafiadoras para os alunos. (CORTELAZZO, 2006).
...