Relatório de estágio Ensino Fundamental II
Por: JadyLinda • 29/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.899 Palavras (12 Páginas) • 1.669 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II
PEDAGOGIA
[pic 1]
Relatório de Estágio do curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade Anhanguera Uniderp. Como requisito obrigatório para cumprimento de estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II.
CAMPO GRANDE – MS
2016
SUMÁRIO
- FICHA DE IDENTIFICAÇÃO............................................. 4
- INTRODUÇÃO................................................................. 5
- CONTEXTUALIZAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL II
- OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA...................... 6
- OBSERVAÇÕES...........................................................6
- ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO APREDIZAGEM NA ESCOLA.......................................... 8
- PREPARAÇÃO PARA DOCÊNCIA.................................. 9
4.1 PLANOS DE AULA (ANEXOS)........................................... 10
- DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
5.1 – 1ª REGÊNCIA NO 3° ANO....................................... 13
5.2 – 2ª REGÊNCIA NO 3° ANO....................................... 13
5.3 – 3ª REGÊNCIA NO 3°ANO........................................ 14
- CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................15
- REFERÊNCIAS................................................................ 17
- FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIARIO
Nome: Jady ferreira de Souza
RA: 8744984937
Curso: Pedagogia
Semestre: 6°
Ano: 2016
Início do estágio: 18/10/2016
Término do estágio: 04/11/2016
- INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. E este relatório de estágio vem fortalecer a relação entre teoria e a prática existente na Educação. O seguinte trabalho tem por objetivos relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio e que surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
O relatório que segue resulta das visitas realizadas à Escola Planeta Criança, localizada na Cidade de Campo Grande – MS, cujo objetivo foi o de observar à prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental II, colocando as estagiárias frente às situações vividas em sala, compreendendo a forma como estão sendo desenvolvidas e sua relação com o contexto, bem como resgatar os conhecimentos das construções das práticas educativas. As conclusões que ora apresentamos se constituem das nossas análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas do Ensino Fundamental II. Também podemos compreender algumas barreiras que temos que enfrentar dentro da educação para alcançar os objetivos de uma melhor educação.
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL
3.1- OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA
O Estágio ocorreu na Escola Planeta Criança, situada na Rua Pernambuco, N°322, na cidade de Campo Grande – MS, nos dias 18/10/2016 à 04/11/2016. A escola contém cerca de 60 alunos sendo eles distribuídos entre os períodos integrais, matutino e vespertino, sendo divididos em Educação infantil e Ensino Fundamental. Seu quadro de funcionários é composta por pessoas sendo, 10 professoras, 7 auxiliares, 1 coordenadora Pedagógica, 1 cozinheira, 1 zeladora, 1 recepcionista e 1 no departamento financeiro. A mesma possui 10 salas, 1 sala de vídeo, 1 sala de sono com 6 berços, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 sala de descanso para funcionários, 2 banheiros educação infantil, 2 banheiros para alunos do ensino fundamental, 1 secretária, 1 quadra e 1 parque com diversos brinquedos e 1 parque de areia.
3.2- OBSERVAÇÕES.
Por meio da observação, podemos refletir sobre futuras ações pedagógicas, visto que, o estágio oferece um momento privilegiado em que o estudante aprende e vai aprendendo com a realidade escolar.
Assim, as futuras professoras observaram o cotidiano do fazer pedagógico de uma escola, tendo a oportunidade de realizar a caracterização da instituição, investigando o seu contexto educativo, culminando com a elaboração do relatório de observação.
Primeiro dia: Observação ocorreu no 3ºB. A acolhida e a oração eram feitas em sala de aula. Os alunos chegavam e aguardava a professora regente chegar. Após a chegada da professora era feita a acolhida e em seguida iniciava a aula. Neste dia a professora regente nos apresentou aos alunos e disse que nos observaríamos por alguns dias. Logo em seguida deu inicio a aula de Língua Portuguesa e o conteúdo era a fábula “A cegonha e a Raposa”, a professora desenvolveu as atividades através de interpretação de texto, contou a história dando exemplos utilizados na sociedade. Logo iniciou as atividades na lousa onde todos teriam que copiar e responder.
Em seguida foram para o intervalo, ao retornaram para a sala tiveram aula de Artes com outra professora onde foi feita outra atividade sobre o dia das crianças, Ajudamos a professora distribuindo as atividades e auxiliamos aqueles que tinham certa dificuldades. E por fim a ultima aula foi de matemática, e o conteúdo foi multiplicação. A professora utilizou a lousa para passar os exercícios que ficaram como tarefa.
Segundo dia: Observação no 4°B. A acolhida e a oração são feitas em sala de aula. Todos aguardavam a professora regente em sala de aula, sentados e organizados para que pudessem começar a acolhida e a oração do dia. Após a chegada da professora e após o término da acolhida, foi feita a chamada, em seguida, fui apresentada a turma. E em seguida deu início a aula que era de Ciências fizemos uma roda onde a professora primeiramente mostrou uma imagem de uma pirâmide que estava dividida em quatro partes a primeira que era o topo da pirâmide estavam ilustrados os alimentos de energéticos extras, em seguida os construtores, os reguladores, e por fim os energéticos os alunos dialogaram juntos com a professora. E cada um disse de quais frutas, verduras, e massas mais gostavam e quantas vezes na semana comiam. Logo em seguida a professora distribuiu um texto chamado “Cenoura? De jeito nenhum!”. Juntos fizeram a leitura, mas logo veio o intervalo. Assim que voltaram a professora a professora distribuiu uma atividade de caça – palavras, que deveriam ser colado no caderno, eles teriam que encontrar o nome das verduras e pintá-los. E por ultimo tiveram aula de Artes, nessa aula eles tiveram desenhos e pinturas livres com tinta guache.
...