Relatório do Seminário de Praticas Educativas
Por: Marina Morena Passos • 21/10/2016 • Seminário • 836 Palavras (4 Páginas) • 769 Visualizações
Aluna: Carolina Passos de Oliveira Mat : 13212080246
Polo : Belford Roxo
Relatório do Seminário de Praticas Educativas 1
O encontro da disciplina ocorreu no polo de Belford Roxo, dia 08/10 , contando com a perticipação dos alunos do curso de pedagogia e orientação das atividades pelo tutor Leandro.
O encontro superou minhas expectativas, imaginei que passaria o dia apenas realizando atividades físicas comuns, porém me surpreendi com a experiência . Foi possível criar um novo olhar para as atividades que passam despercebidas no dia a dia .
O grupo , apesar de não se conhecer, esteve durante todo o tempo em sintonia , todos com os mesmos propósitos , interagindo, participando, cooperando em todas as atividades , me chamando bastante atenção para a libertação dos pudores , a barreira do toque que criamos ao longo da vida , principalmente com pessoas desconhecidas não atrapalhou em nenhum momento. Formamos uma equipe em todas as atividades propostas, respeitando as limitações e diferenças de cada um.
E , analisando junto ao texto do professor Marcos Antônio , onde o corpo nos dias de hoje é visto como uma mercadoria no meio social , no texto corpo e controle do cotidiano escolar , onde a padronização estética ,sendo um dos controles para esse controle social e escolar , o grupo rompeu essa barreira, pois não houve nenhuma interferência do tipo .
Após participar do encontro do seminário, ler o texto do professor Marcos Antônio e assistir ao filme proposto, despertamos o olhar de educador , percebemos que as escolas o corpo só é evidenciado nas aulas de educação física, deixando de fora as demais disciplinas , não há em sua maioria atividades fora da sala de aula , voltadas para a construção do conhecimento do corpo.
A escola como instituição formadora de cidadãos críticos, assim como os educadores, precisam ser conscientes que ao atuar na construção do ser humano nós torna responsáveis pelo que aquele individuo vai transmitir ao próximo, em como ele vai se relacionar consigo mesmo e com o outro. È necessário questionar os métodos , inovar, sair da sala de aula, usar o corpo como instrumento de saber é fundamental para a formação dos educandos.
Como podemos observar no filme “ Sociedade dos poetas mortos” , o professor Keating, chega a uma escola com métodos tradicionais , onde os alunos são metódicos , sem sentimentos , e apresenta com uma proposta pedagógica que rompe com as tradições e regimentos da escola a fim de construir em seus alunos a consciência do corpo.
A primeira cena de contato do professor com os alunos , quando ele entra em sala assobiando , e um ato tão simples causa grande estranhamento dos alunos , mostra a primeira atitude corporal dele causando um impacto na turma. A seguir no filme, as aulas em ambientes fora da sala de aula, o incentivo a subir na mesa , falarem alto para libertar o “bárbaro” que há dentro de cada um , traduzem essa nova perspectiva que ele propõe aos alunos.
Ao fim do filme percebemos alunos autônomos , críticos , que demostram afeto e conhecimento de si, com posicionamento físico completamente diferentes do inicio do filme .
Atividades cooperativas :
1º
...