Relato de Análise Educação Infantil
Por: Valsd • 12/10/2023 • Dissertação • 770 Palavras (4 Páginas) • 87 Visualizações
Na Educação Infantil as crianças não são avaliadas por meio de provas ou testes. De acordo com 31º, item I, da Lei de Diretrizes e Bases na educação infantil a avaliação deve ocorrer “mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
“A técnica de avaliação é o método de se obter as informações
desejadas. O instrumento de avaliação é o recurso que será usado para
isso.” (HAYDT, 2004, p. 56)
O recurso usado pelas professoras é a sondagem, elas conversam, perguntam, observam as crianças durante suas atividades cotidianas para avaliar seu comportamento, interações sociais, habilidades motoras, habilidades cognitivas, linguagem, entre outros aspectos. Essa análise é importante para que os educadores possam compreender melhor as necessidades, interesses e níveis de aprendizagem das crianças, para que possam direcionar melhor as atividades.
A observação não é uma simples constatação do a criança sabe e do que ela não sabe, é levantar hipóteses de como cada criança aprende e seguir seu processo de aprendizagem conhecendo os diferentes canais de aprendizagem que cada uma utiliza. Cada pessoa tem um estilo de absorver informação, e são três os estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico.
No estilo visual a criança assimila melhor os conteúdos quando os enxerga – ou seja, abstrai conceitos a partir da visualização de algum recurso. Essa criança gosta de filmes (costuma lembrar de cada detalhe), gráficos, mapas, figuras, fotografias e tudo o que ela possa ver de alguma forma.
No estilo auditivo a criança é estimulada pelo sentido auditivo. Ela gosta de música desde bebê, tem boa noção de ritmo e reconhece o tempo certo das batidas musicais. Além disso, costuma ouvir com atenção e apreciar outras pessoas que estão falando e organizar as ideias através do que é falado à sua volta.
No estilo cinestésico a criança é estimulada pelo sentido do tato. Gosta muito de rolar no chão e pegar objetos para observar melhor, ama tocar nas coisas, apertar, desmontar e montar novamente brinquedos. Também tem prazer em atividades que envolvem o movimento corporal, não se contenta em só ouvir ou olhar.
Conhecer os estilos facilita o trabalho do professor para auxiliar seu aluno da melhor forma, com estratégias que sejam mais eficazes para o aprendizado se tornar mais significativo.
Não é somente a habilidade escolar que é observada, em cada espaço que a professora está com a turma examina como cada aluno age, durante as brincadeiras observa como é a socialização desse aluno, como ela interage com os colegas. Se compartilha materiais, se gosta de machucar o colega, ou se a criança se isola para brincar sozinha.
Autocuidado, a higiene, alimentação, se ela compreende a rotina. A Autonomia é incentivada para que a criança tenha responsabilidade e seja independente.
Coordenação motora ampla envolvendo subir escadas, correr, saltar, dançar.
Coordenação motora fina como pegar objetos pequenos, segurar o lápis, abrir mochila, rasgar papel, desenhar, pintar.
Verifica-se também se a
...