Relatório do livro: Educação escola e docência
Por: natalia.seneme • 18/5/2018 • Dissertação • 432 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
Nome: Natalia Seneme Honorato | RA: 8033741 |
Livro: Educação, Escola e Docência – Mario Sergio Cortella
No que se refere ao livro podemos afirmar que ele nos faz refletir sobre nossas praticas na educação, sendo necessário mudanças, precisamos repensar e refazer as práticas pedagógicas para os novos tempos que como consequência pedem novas práticas.
Devemos observar que no mundo atual há mudanças constantes e que devido a isso não podemos continuar utilizando métodos vindos do século XIX, se os alunos não são mais os mesmos como podemos nos continuar ensinando do mesmo jeito?
A escola precisa de uma regeneração, a tecnologia precisa estar presente, o ensino não pode ser com conteúdos arcaicos, e sim com conteúdo que proponham uma reflexão do concreto. É visível que precisamos de mudanças mais para que as mesmas ocorram não podemos temer ao novo devemos ser flexíveis.
Como nossos alunos tem grande acesso à tecnologia, devemos ter consciência de que elas os afetam tanto positivamente como negativamente, com isso devemos educar as crianças para usa-las sem se tornarem dependentes.
O livro vem falar também sobre as novas gerações dizendo que os jovens tem senso de urgência e que são incapazes de ter paciência, tudo precisa ser instantâneo e que eles enjoam de tudo fácil, trazendo com isso problemas como a insatisfação e a ansiedade, onde essa geração tem pouco contato com os pais sendo considerada independente e o único lugar que faz algumas cobranças encima do mesmo é a escola.
Muitos pais estão ausentes na vida de seus filhos e com isso tentam suprir essas faltas dando tudo que o filho quer, isso se torna um grave problema, a escola precisa de um projeto pedagógico solido que inclua as famílias pois é de grande importância que os pais saibam o que está acontecendo com seus filhos.
É necessário ressaltar também que o trabalho do educador é coletivo e que nos quando estamos aprendendo focamos mais quando alguém escreve, precisamos também estar cientes de que a arrogância e um grande risco para a educação e que o professor precisa procurar um foco antes de iniciar a aula e esse foco deve partir do cotidiano de seus alunos.
Relação com a Pedagogia:
Após a leitura do livro e possível concluir que a nossa formação deve ser constante devemos sempre estar atualizados e a procura de métodos novos para inserir a sala de aula, nos professores não podemos parar no tempo. E também a escola deve estabelecer uma parceria com os pais com ações que sejam colaborativas, e o mais importante a escola tem que caminhar com o tempo e não pode nunca se estabilizar no mesmo.
...