Resenha Projeto Político Pedagógico da Escola
Por: Odiney Santos • 12/6/2019 • Resenha • 644 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Centro de Ciências Sociais e Educação
Disciplina de Didática Geral
Discente: Odiney Jr Santos Nascimento
Turma: 2 MAT M
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola. Papirus Editora, 2005.
O texto inicia com uma introdução ao projeto político-pedagógico, tem sido objeto de estudo para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional e tem por objetivo a intenção de refletir acerca da construção do projeto político-pedagógico.
É apresentado o conceito epistemológico do que é projeto político-pedagógico. Ao construir os projetos das escolas, planeja-se o que fazer e o que realizar. O projeto busca um rumo, uma direção, uma ação com sentido explícito e com compromisso definido coletivamente, é um projeto político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e com os interesses da mesma. Desse modo, projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: organização da escola e organização da sala de aula no contexto social vigente.
A principal possibilidade de construção do projeto político-pedagógico passa pela autonomia da escola e sua capacidade de moldar sua própria identidade, ou seja, resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, de diálogo, fundado na reflexão coletiva. O projeto político-pedagógico não visa simplesmente um rearranjo formal da escola, mas a uma qualidade em todo o processo vivido.
A abordagem do projeto político-pedagógico está fundada nos princípios que deverão nortear a escola: Igualdade de condições para acesso e permanência na escola; Qualidade que não pode ser privilégios de minorias econômicas e sociais, um desafio para o projeto político-pedagógico é propiciar uma qualidade para todos; Gestão democrática é um princípio contemplado pela Constituição vigente e abrange, também, as dimensões pedagógica, administrativa e financeira; Liberdade é outro princípio constitucional, um princípio que está sempre ligado à ideia de autonomia, o ponto de partida seria o resgate dos conceitos de autonomia e liberdade; Valorização do magistério é um princípio central na discussão do projeto político-pedagógico, pois a melhoria da qualidade da formação profissional se dá pela articulação entre instituições formadoras e instituições empregadoras. Os princípios abordados trarão contribuições para a compreensão e limites dos projetos político-pedagógicos e sua construção parte desses princípios.
A escola persegue finalidades, portanto os educadores precisam ter clareza das finalidades de sua escola, dentre elas: finalidades estabelecidas na legislação em vigor; finalidade cultural; finalidade política e social; finalidade de formação profissional; finalidade humanística. As questões levantadas geram novas indagações por parte da direção, professores, funcionários, alunos e pais. É necessário discutir coletivamente as finalidades da escola para atingir a cidadania.
A estrutura organizacional da escola dispõe de dois tipos básicos: a administrativa e a pedagógica. A primeira assegura a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros; a segunda refere-se às interações políticas, às questões de ensino e aprendizagem e às de currículo.
...