TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha comunicação

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação

O texto nos leva a uma reflexão a respeito da comunicação entre o gestor escolar e os funcionários da escola. Ressalta a importância da clareza e objetividade no momento de se comunicar com as pessoas, uma vez que ninguém é obrigado a adivinhar o que o outro quer, sem que ele se expresse de forma clara, pois os mesmo diz que ninguém sabe o que o calado quer.

Quando um diretor não diz a um professor o que a escola espera dele ele não saberá, o diretor não tem o direito de exigir que os professores, funcionários, famílias adivinhem o que ele deseja.

A linguagem que o diretor utiliza para um grupo de faxineiros por mais bonita que seja se não atingir o seu objetivo, que é o entendimento dos mesmos não vai adiantar o discurso bonito, se não houver entendimento no momento da comunicação. Portanto a linguagem deve ser apropriada ao público, pois a comunicação também deve ser gentil, pois gentileza leva a compreensão do outro e o atendimento das necessidades.

Quando o texto fala sobre preparação e comando em uma reunião exige-se pelo menos três horas de preparação, para que não haja improvisos ou descontrole da situação, tal preparação envolve convites com pauta da reunião, objetivos bem traçados com a duração precisa, saber o número de pessoas que participarão, ter uma pessoa que conduzirá a reunião de maneira dinâmica e objetiva, que domine bem a situação e desperte a participação dos convidados.

Um diretor não pode ser ocupado sem tempo para atender as necessidades da escola ao qual dirige o tempo do diretor não é dele. Ele pode achar que por está no comando não deve satisfações aos seus subordinados, com este comportamento acabam criando um ambiente desarmonioso, e tornando o gestor uma pessoa sem credibilidade, confiança e autoridade.  A comunicação deve ser desenvolvida com clareza, gentileza, objetividade sem autoritarismo contribuindo para o entendimento e o desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Comunicação

O texto aborda as atribuições impostas pela comunicação entre as pessoas, e as dificuldades encontradas em compreender alguém se ele não diz com clareza e objetividade o que ele quer que seja feito. Enfatiza também a posição do gestor escolar, em relação a sua postura comunicativa, ou seja, da forma em que ele conduz a escola.

Quando se fala em comunicação clara e objetiva aborda situações em que não há inteira comunicação para a interação entre as partes, uma vez que quando não digo o que quero, forço o outro a adivinhar e aí é que a imaginação entra em ação, não dizer, não explicar sonegar informações são atitudes antiéticas que desrespeitam o outro.  Uma reunião, por exemplo, tem que ser bem planejada para não haver improvisos, nem repetição, para que não fuja do controle a situação, o gestor que não faz planejamento para uma reunião não irá se comunicar com clareza, a reunião, no entanto não terá sentido e objetivo.

A forma em que o gestor se comunica com os faxineiros é um ponto muito claro no texto, onde o mesmo ressalta que a linguagem deve ser apropriada, para que os mesmos compreendam o que foi ditado pelo gestor.

Uma comunicação clara e objetiva faz a diferença na construção de amizade, confiança entre o gestor e funcionários da escola. Uma informação deve ser dada com objetividade e não com enrolações, as informações não devem chegar de qualquer jeito aos funcionários, todos devem ter acesso às informações, uma vez que as mesmas serão verdadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com