Resenha de metodologia
Por: Milene Almeida • 7/9/2015 • Seminário • 365 Palavras (2 Páginas) • 1.687 Visualizações
Aluna: Milene Graciele de Almeida
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Autor: David Tripp, universidade de Murdoch; tradução de Lólio Lourenço de Oliveira, Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p. 443-446, set./dez. 2005.
Acadêmicos, fiquem de olho!!!
No artigo o autor discute algumas questões comuns relativas ao método, como a participação, o papel da reflexão, a necessidade de administração do conhecimento e da ética do processo.
Não há certeza sobre quem inventou a pesquisa-ação, segundo o autor. E é difícil definir a pesquisa-ação por duas razões interligadas: primeiro, é um processo tão natural que se apresenta, sob muitos aspectos, diferentes; e segundo, ela se desenvolveu de maneira diferente para diferentes aplicações.
O artigo demonstra um ciclo básico da investigação ação no qual se mostra a identificação do problema e o planejamento para uma solução.
Segundo o autor, pesquisa ação é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar à ação que se decide tomar para melhorar a prática.
O artigo apresenta as características da pesquisa ação e a diferencia da prática rotineira e da pesquisa científica, mostra que ela é inovadora, contínua, participativa, problematizada, deliberada, documentada, compreendida e disseminada. A pesquisa-ação geralmente é realizada por acadêmicos, sem financiamentos, geralmente usada para teses por muitos alunos.
O autor mostra que a pesquisa-ação está dividida em várias linhas rotineiras, ao qual o leitor pode comparar ou interligar uma com a outra e escolher a que melhor se adapta ao seu objetivo. Destaca também os meios para proceder a pesquisa-ação, demonstra como é realizado o registro de dados, representa o ciclo de pesquisa e o processo da pesquisa-ação como é seguido, demonstra como se beneficia da administração do conhecimento e trata-se sobre a ética na pesquisa-ação.
O artigo é de interesse acadêmico e muito bem elaborado, mostrando passo a passo como proceder em cada caso onde será aplicada a pesquisa acadêmica, e podendo ajudar muitos alunos em seus trabalhos de conclusão de curso, na elaboração de artigos e futuramente em resenhas e teses. O texto do autor é bem claro e de fácil leitura, porém a leitura é um pouco extensa, mas detalha muito claramente como se proceder para realização de trabalhos utilizando-se da pesquisa- ação.
Resenha crítica por Milene Almeida
...