Resenha de uma reportagem
Por: Daiane Resende • 29/10/2018 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 910 Visualizações
Aluna: Daiane L. Resende[pic 1]
Beatris Rafael
Ana Grazziely
Thamiris Alves
Disciplina: Organização do Trabalho Acadêmico
Professora: Fernanda
Primeiro período Pedagogia
[pic 2]
RESENHA:
Claudio de Moura Castro inicia o artigo “Aprendemos com os coreanos?”, publicado na revista Veja, afirmando que o sucesso dos coreanos não se deve a pedagogias mágicas ou teorias incompreensíveis. O autor cita com exemplo o dia do “Suneung”, o vestibular unificado , onde os coreanos mudam sua rotina para facilitar o transporte dos estudantes para a prova. Esse parece-nos um belo exemplo a ser registrado.
O professor ressalta a influência das famílias sobre os estudantes. Segundo ele, os pais exigem dedicação e esforço, e pagam cursinhos tão caros, que equivalem ao que o governo gasta com o ensino público. Podemos perceber então, que há um longo caminho a percorrer até que os brasileiros possam pensar em chegar ao nível coreano de educação, ese torna claro o porquê.
O economista da Veja esclarece que a devoção coreana a educação tem raízes históricas e culturais. Através dessa afirmação, entendemos o motivo da brusca diferença educacional entre o Brasil e a Coreia do Sul, afinal, há pouco tempo que o governo brasileiro começou a investir em educação, e até hoje muitos não entendem a sua importância.
Castro conclui, afirmando que o que distingue entre os países é a valorização social da educação e que a pressão social lá resulta em boa educação, então é de se esperar qe a falta de pressão aqui dê no que dá. Com base nisso, podemos concluir que não adianta jogar a culpa da pessima educação brasileira no governo, se não fizermos a nossa parte para melhorar.
CASTRO, Claudio de Moura. Aprenderemos com os coreanos?
...