Resenha do texto: A escola como espaço sociocultural
Por: Cacá Pedagogia • 21/4/2015 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 18.389 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Disciplina: EDU 03073 - Seminário Infâncias, Juventudes e Vida Adulta.
Resenha do texto: A escola como espaço sociocultural
A escola deve ser vista como um espaço sociocultural, com diferentes culturas e realidades. Pois a mesma é um espaço dinâmico e polissêmico, ou seja, que não é algo “fechado”, está em constante mudança e tem um significado diferente para cada um. Cada aluno possui suas características e singularidades, trazendo consigo sua bagagem de experiências, ás vezes boas e, ás vezes, traumatizantes. Isso deve ser levado em conta pelo professor: conhecer seu aluno, saber o porquê que ele estuda, o porquê de não conseguir fazer um trabalho de casa ou ainda, porque chega sempre atrasado. Todo professor deveria saber quem são esses jovens e o que vem buscar na escola. Isso era pra ser algo de grande importância para todos os professores, esses educadores não deveriam vê-los como simplesmente um aluno. Segundo Dayrell, para esses professores “À homogeneização dos sujeitos como alunos corresponde à homogeneização da instituição escolar, compreendida como universal” (DAYRELL. p- 4). Fica evidente que a escola tenta unificar todos os alunos como se eles não possuíssem singularidades.
Dentro de sala de aula, há uma visível separação entre alunos e professores, raramente os seus mundos se cruzam, os professores com suas matérias e discursos, os alunos com sua dinâmica própria. Os conhecimentos adquiridos em sala de aula muitas vezes não tem sentido algum por não estar na vivência do aluno, isso faz com que o conhecimento seja perdido. Outro tema importante abordado no texto de Dayrel é a arquitetura da escola. Em sua forma atual a escola se mostra como uma prisão, através dos muros altos e constante vigia. Com suas paredes brancas e pobreza estética, não estimula visualmente o aluno, além de restringir a parte educativa à sala de aula. A biblioteca espremida, muitas vezes vazia ou fechada demonstra outro aspecto da estrutura da escolar, a incoerente desvalorização da leitura.
O texto de Dayrell nos faz refletir sobre os motivos de o ambiente escolar ser um ambiente, desmotivador, desinteressante. Sinaliza qual a postura que o professor deve ter em relação aos seus alunos, ele deve entender que cada aluno é único, que ele não é mais um e que é possível e permitido criar laços de afeto com sua turma, fazendo seus alunos gostarem do espaço escolar e queiram estar lá. Não apenas jogar todo conteúdo no quadro, fazer sempre o mesmo feijão com arroz. É preciso se desafiar ao novo sem medo de errar.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez(Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
...