Resumo do Artigo Educação Infantil
Por: Mathias. • 3/4/2023 • Artigo • 560 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
No artigo de Juliana Campregher Pasqualini intitulado “O papel do professor e do ensino na Educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin”, a autora aponta as concepções de ensino e destaca o papel do professor frente a modalidade de ensino da educação Infantil.
A literatura contemporânea voltada à educação de crianças de 0 a 06 anos apresenta a partir da década de 1990 um profundo debate acerca da especificidade do trabalho pedagógico junto a essa faixa etária.
Nota-se a tentativa de se delinear uma identidade própria para o segmento da Educação Infantil, que foi historicamente atrelado a finalidade extrínseca, ora compreendido como equipamento de caráter assistencial-custodial (especialmente no caso das creches), ora como estratégia de prevenção do fracasso escolar, preparação para o Ensino Fundamental ou mesmo sua antecipação.
Hoje a educação infantil gira em torno de dois eixos: o binômio cuidar e educar e a perspectiva ante escolar, elementos fundantes da chamada pedagogia da infância, as relações educativo-pedagógicas abarcariam, por sua vez, além da dimensão cognitiva, as dimensões “expressivas, lúdicas, criativas, afetivas, nutricional, médica, sexual” (bidem, p.65).
Vygotsky (1995) afirmou que é a sociedade e não a natureza que deve figurar em primeiro plano como fator determinante da conduta e do desenvolvimento humano. Isso porque o desenvolvimento cultural incorpora, transforma e supera a dimensão natural do desenvolvimento da criança.
Assim, o desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais universais, mas encontra-se intimamente ligado às condições objetivas da organização social ,o que aponta para a impossibilidade de se estabelecer estágios do desenvolvimento psicológico que se sucedam em uma ordem fixa e universal, válida para toda e qualquer criança em todo e qualquer tempo, segundo Leontiev(2001ª,P.65-6),nem o conteúdo dos estágios nem sua sequência no tempo são universais e imutáveis ,pois dependem das condições histórica concretas nas quais se processa o desenvolvimento da criança.
De acordo com Leontiev (2001) e Elkonin (1987), é fundamental considerar-se, na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade, ou o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais em um determinado momento histórico, na mesma direção, Vigotski (1996) afirma que a situação social de desenvolvimento, ou seja, a relação que se estabelece entre criança e o meio que se rodeia (que é peculiar, específica, única e irrepetível), é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que se processarão no desenvolvimento durante uma determinada idade ou período “plenamente e por inteiro” as formas e a trajetória que permitem à criança adquirir nova propriedade de personalidade.
Diante do exposto é possível perceber que Vigotski, Leontiev, Elkonin evidenciaram estritas relação entre o desenvolvimento da criança e a sociedade na qual ela se insere, compreendendo as condições objetivas disponibilizadas a criança como um fator determinante de seu desenvolvimento.
...