Resumo edgar morim ensinar a compreensão
Por: Juliane Silva • 10/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.322 Palavras (6 Páginas) • 2.876 Visualizações
Título do Trabalho:
Palavras Chave: educação, Compreensão, mudanças.
Ao analisarmos criticamente o texto de Edgar Morin, sentimos a necessidade de que haja compreensão mútua entre as pessoas e fizemos relação com duas reportagens. A primeira é “A violência, a escola e você”, de Luis Carlos de Menezes, podendo comparar que a violência a cada minuto cresce assim como a tecnologia, isso porque aparentemente a incompreensão parece estar tomando conta da maioria das pessoas. A segunda é a “Educação e sentimento. É preciso discutir essa relação”, de Guiomar Namo de Mello. No qual nos mostra as mudanças pedagógicas ocorridas e uma visão de criar um ambiente com os alunos onde eles se sintam acolhidos pelo professor, para querermos ensinar a compreensão é preciso primeiro demonstra-la e qual é o lugar mais apropriado do que nosso ambiente de trabalho, a sala de aula, onde criamos vínculos muitas vezes jamais esquecidos.
Introdução
Objetivo: Identificar semelhanças nas reportagens encontradas e comparar com o texto de Edgar Morin.
A tecnologia avança a cada minuto, mas em um mundo no qual tudo esta sendo informatizado o contato com os seres humanos cada vez mais se torna menor e a incompreensão toma conta do mundo mais rápido do que a própria tecnologia. O Planeta necessita em todos os sentidos de compreensão mútua.
Por isso é necessária uma educação para o futuro que vise à compreensão entre as pessoas, a compreensão mútua entre os seres humanos, sejam próximos ou estranhos é daqui para frente vital para as relações saírem do seu estado de incompreensão. É preciso estudar as raízes da incompreensão, desta forma este estudo enfocaria não os sintomas, mas as causas do racismo, da xenofobia, do desprezo.
Existem duas formas de compreensão: a compreensão intelectual ou objetiva e a compreensão humana intersubjetiva. Sendo assim a compreensão intelectual exige apenas explicação.
Mas a compreensão humana vai, além disso, porque ela exige empatia e identificação. Ela ocorre de sujeito a sujeito, é compreender o sentido da dor, emoção. E isto sim permite a verdadeira comunicação humana.
Vivemos em uma sociedade que visa o individualismo, se desenvolvendo assim o egocentrismo, o egoísmo que alimenta a auto justificação e a rejeição ao próximo.
Desta forma uma pessoa egocêntrica é incompreensiva consigo mesma, pois não aceita seus erros e fraquezas e dificilmente aceitara as do outro.
A redução do outro, a visão unilateral e a falta de percepção sobre a complexidade humanas são os empecilhos da compreensão. Um dos aspectos da incompreensão é a indiferença.
É necessário que compreendamos não só os outros, mas a si mesmo, se auto-examinar, se analisar a auto justificação, pois o mundo está cada vez mais inundado pela incompreensão. A ética da compreensão pede que compreendamos a incompreensão.
Método
Escolhemos para o nosso trabalho como método a análise de conteúdo.
No qual faz parte, a pré-análise: que se estrutura a partir da organização sistematizada das idéias iniciais, conduzindo a um desenvolvimento para a análise, que permite a introdução de novos procedimentos. Faz parte desta primeira fase à escolha de documentos que serão analisados. Para o desenvolvimento da análise é necessária uma primeira atividade chamada:
Leitura flutuante: na qual se estabelece um primeiro contato com o texto.
Escolhemos dois artigos da Revista nova escola no qual encontramos temas relevantes com o texto em questão nos dando suporte para fazer a comparação entre os mesmos.
Desenvolvimento
O trecho da reportagem de Luis Carlos Menezes que mais nos chamou a atenção foi, “Nenhum professor pode ser desrespeitado em seu trabalho, mas também é nosso papel compreender a realidade ao nosso redor para garantir que jovens aprendam.”.
Desta forma pensamos no que o texto de Edgar Morin nos leva a refletir sobre as duas compreensões, se queremos ensinar a compreensão humana, que é se colocar no lugar do outro em um processo de empatia ou apenas passar por esse ser humano que necessita muitas vezes de apenas um sorriso ou uma palavra amiga, o resgate da sua auto-estima seja ela pessoal ou profissional, o importante é que tenhamos em nossa mente fazermos a nossa parte porque essa já é o bastante. Ou apenas a compreensão intelectual que so exige explicação e ponto final.
De acordo com Luis Carlos Menezes, a sociedade tem se embrutecido de uma forma muito rápida, roubo, trafico, corrupção, desrespeito e preconceito e junto com tudo isto está a incompreensão de uma sociedade injusta que levam as pessoas a cometerem atos violentos e criminosos, e para a escola trazer valores deteriorados é necessário não ignorar as suas próprias práticas e trazer questões do mundo para a sala de aula. Sabemos que a incompreensão causa muitos malefícios a todos, de acordo com Morin ela tanto pode ocorrer com pessoas próximas ou distantes, mas ela leva as pessoas a não se importarem com os outros, desta forma as pessoas se tornam egocêntricas.
...