Rousseau
Por: karlajunqueira • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
Disciplina: História e Educação II
Professoras: Janete Flor de Maio Fonseca e Mary Francisca Guimarães
Aluna: Karla Junqueira de Lima 14.2.0891
Redija um texto, procurando determinar o principio fundamental para Rosseau referente à educação da criança de sua época e resgatar as implicações desse pensamento para a educação na atualidade.
Rousseau afirma que precisamos observar e estudar a criança para entendermos o seu desenvolvimento.
O argumento principal de Rousseau a respeito da infância é que ela é uma etapa que possui suas especificidades e por isso precisa ser estudada com cuidado. A criança precisa ser respeitada em seu próprio mundo que é justamente a infância.
A partir da teoria de Rousseau e a evolução dos tempos houve uma grande mudança no conceito, a criança deixou de ser vista como um pequeno adulto e passou a ser vista como um ser humano digno de ser respeitado que deve ser ensinado para que no futuro seja um adulto autônomo.
“A primeira educação é mais importante” (ROUSSEAU, 2004, p. 7) diz Rousseau. Muitos pensadores sustentam que a educação na primeira infância é fundamental para formação da personalidade da criança.
Antes a educação das crianças era destinada as amas de leite e hoje fica destinada a escola quando na verdade os pais deveriam ter consciência de que esta pertence a eles.
Para Rousseau, os papéis que o educador e os pais assumem fazem parte de um projeto mais amplo e muito importante. Esse projeto visa à formação de um cidadão autônomo e preparado para reformar a sociedade. Ou seja, ele entende que o papel da educação é ensinar um indivíduo a ser homem, a ser humano: um homem capaz de participar da república de modo autônomo e soberano e de submeter-se livremente à vontade geral.
A escola tem a função de contribuir para a formação de um cidadão autônomo, mas essa tarefa não deve ser destinada exclusivamente a escola, mas, também aos pais o que não ocorre hoje.
Os pais querem que a escola assuma a educação de seus filhos e o governo a financie isentando assim a família do seu compromisso com a criança.
O professor deve ser um mediador do processo de ensino aprendizagem fornecendo limites e intermediando a busca pelo conhecimento, não um ditador que acredita ser o dono da verdade.
O princípio fundamental da educação natural na primeira infância para Rousseau é o respeito do adulto ao mundo5 da criança. Esse respeito deve começar por aceitar que a criança tem seu próprio mundo e um modo próprio de nele viver. Devemos entender que a criança não é um adulto em miniatura.
Respeitar a criança em seu mundo significa não sacrificar esta etapa tão importante para o desenvolvimento da criança. Ou seja, cada fase da
vida deve ser vivida com toda a intensidade que lhe cabe. Rousseau acredita que a criança deve brincar, deve errar, deve acertar, deve ser criança. Isso não significa, contudo, que devemos eliminar do mundo da criança o esforço, as dificuldades e as privações.6 Se fizermos isto começamos a contaminar o mundo da criança.
Respeitar
...