SALA TEMÁTICA: ARMAS QUÍMICAS E DIREITOS HUMANOS, UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Por: Paulyna Al-Said • 14/12/2021 • Artigo • 553 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SALA TEMÁTICA: ARMAS QUÍMICAS E DIREITOS HUMANOS, UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR.
Paulina A. da Silva¹(FM)
Sabrina M. de S. Lopes² (PG)
1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). *pchemistryteaching@gmail.com
²Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN(IFRN) sabrinamsoutolopes@gmail.com
Palavras-chave: Ensino de Química; Salas temáticas, Transdiciplinaridade.
[pic 3]
O presente trabalho tratará da execução de uma sala temática sobre armas químicas e direitos humanos .
A sala temática foi organizada pelos alunos da Licenciatura em Química do IFRN- Campus Ipanguaçu. A sala foi aberta ao público e teve uma ampla visitação de alunos do médio integrado e do tecnólogo dos cursos de Agroecologia e Meio Ambiente.
Dessa maneira: Ao se adotar a transdisciplinaridade como ferramenta de transposição – e de diálogos – entre disciplinas, não se está buscando que a união entre todos os conhecimentos [...], mas sim utilizando-a como uma ferramenta que ultrapasse as barreiras antepostas [...] (RODRIGUES, 2016)
As armas químicas fizeram parte das principais guerras do século XX e em conflitos do século XXI. Não é raro ver notícias de jornais acerca da temática e principalmente abordando o lado ruim da química. Entretanto, é importante fazer o aluno compreender que a ciência não é neutra e pode estar a serviço de ações que possam favorecer a propagação da ou a destruição.
Os objetivos da sala temática foram: mostrar quais foram quais as principais armas químicas usadas ao longo da história e quais os principais decretos, normas e leis que não foram cumpridas ao usarem as mesmas, relacionar a Química com outras disciplinas e identificar os principais danos causados a curto e longo prazo a humanidade e ao meio ambiente.
[pic 4]
Para esboçar os conteúdos foram criadas bandeiras de cada um dos países que estavam em conflito e junto com os painéis utilizou-se mapas para que os visitantes pudessem localizar os países.[pic 5]
Os principais conflitos na sala temática foram mostrados com a data cronológica com o ano e o século que representava cada conflito.
Posteriormente tínhamos modelos moleculares que foram construídas com a função para que cada visitante pudesse entender de quais átomos aquelas moléculas eram formadas e quais seus mecanismos de ação em que o visitante poderia identificar cada arma química usada por nome, molécula, grau de toxicidade e quais eram os principais efeitos nocivos para a saúde dos seres humanos ao serem usadas em uma guerra. Tabela 1- Tabela dos conteúdos abordados na sala temática
Química | Moléculas Átomos Nomenclatura |
Biologia | Sistema Respiratório Sistema Nervoso Central Sistema Tátil |
Sociologia | Direitos humanos Leis, convenção de Genebra, Declaração Universal dos direitos humanos |
História | Datas cronológicas, conflitos históricos, Guerra da Síria, Guerra do Vietnã, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial. |
Geografia | Areas de conflitos, bandeiras dos países envolvidos, localização nos mapas físicos. |
[pic 6]
A sala temática possibilitou o aluno compreender os conteúdos sobre armas químicas e outras disciplinas de uma maneira transdisciplinar. A sala temática também foi importante para desenvolver nos discentes uma atitude crítica acerca do uso de armas químicas e salientar que a garantia dos direitos humanos é algo primordial para a nossa sobrevivência.
...