SEQUENCIA DIDÁTICA JOGOS NUMÉRICOS
Por: tefaah • 6/6/2015 • Projeto de pesquisa • 850 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
Sequência didática
JOGOS NUMÉRICOS
Público alvo: PRÉ B
Duração: 1ºSEMESTRE E 2ºSEMESTRE
Área formação humana: CONHECIMENTO MATEMÁTICO
JUSTIFICATIVA:
Com essa sequência pretende se desenvolver o interesse e o conhecimento das crianças, em função social dos números em diferentes contextos. Familiarizando se com as regras e regularidade do sistema de numeração, a contagem, a leitura de números e o registro de quantidade.
OBJETIVOS:
- Identificar os números em diferentes situações do cotidiano;
- Reconhecer a função social dos números;
- Utilizar diferentes estratégias para juntar, tirar e repartir quantidades;
- Comparar as grandezas de comprimento, capacidade e peso;
- Realizar registro de medida em situações significativas.
DESENVOLVIMENTO:
1º ETAPA: Faremos com as crianças uma roda de conversa, onde serão apresentados os números de 1 à 10, após pediremos que as crianças façam a contagem junto com as professoras.
2ºETAPA: Dividiremos a turma em quatro grupos: Azul, vermelho, amarelo e verde. Combinaremos com as crianças que quando dermos o sinal, cada grupo deverá juntar suas peças e coloca-las na caixa correspondente a cada grupo, verde no verde, amarelo no amarelo, vermelho no vermelho e azul no azul. Após as professoras darão o segundo sinal, as crianças deverão parar. Após faremos a contagem das peças. Vence o grupo que conseguir guardar mais números de peças. Depois questionaremos as crianças sobre a quantidade de objeto. “Quem guardou mais e quem guardou menos?” .
3ºETAPA: Trabalhar com jogos (BOLICHE), as situações problemas de multiplicação e divisão. Exemplo: Dividir em 2 ou 3 grupos para jogar, serão numerados os pinos ou garrafas e depois de derrubar os pinos multiplicaremos a quantidade de pinos derrubados pelo número colocado no pino. Em seguida pediremos que as crianças registre da maneira que souberem quantos pinos derrubaram.
4ºETAPA: Em roda de conversa apresentaremos as crianças os números de 10 à 20, em seguida junto com as professoras a contagem de 1 à 20.
5ºETAPA: Dominó dos números: As professoras deverão dividir a turma em dois grupos. Utilizando as regras do dominó comum, onde a criança deverá juntar o número com as bolinhas.
6ºETAPA: Contando as tampinhas. Materiais: 100 tampinhas, 4 dados e 23 pratinhos. As professoras irão separar a turma em quatro grupos, onde serão distribuídos materiais para cada grupo, cada participante joga o dado e quem sair com o número maior começa a jogar. O dado é jogado novamente e o número que sair deverá ser o mesmo valor a ser pego em tampinhas, o jogo acaba quando terminarem as tampinhas do pratinho central. Ganha a criança que tiver mais tampinhas em seu pratinho. Após as crianças registrarão da maneira que souberem.
7ºETAPA: Em roda de conversa apresentaremos as crianças os números de 20 à 30, após com as professoras faremos a contagem de 1 à 30.
8ºETAPA: Montaremos junto com as crianças a escada numérica do 1 ao 100, pediremos aos pais colaboração de caixinhas de palitos de fósforos. Materiais: Cola, tinta guache e canetinhas.
Pediremos que as crianças pintem as caixinhas com guache branco, após as professoras deverão deverão fazer os números ditados propiciando que a criança compreenda o valor absoluto e relativo dos números.
9ºETAPA: Inicialmente as professoras farão as devidas orientações sobre a atividade. Depois distribuirão tocas descartáveis as crianças e em seguida todos se dirigirão ao pátio para fazer a higienização das mãos. Todos retornarão à sala, então as professoras explicarão os conceitos entre peso e medidas fazendo a demonstração com os produtos que serão utilizados na atividade. As crianças serão orientadas de como fazer bolo, as professoras apresentarão a receita ao grupo, especificando os produtos, bem como o peso e as medidas a serem utilizadas. As crianças irão participar da preparação do bolo auxiliando a professora, depois indicará algumas crianças para realizar as outras receita e assim fará o monitoramento e a orientação para os procedimentos. As crianças auxiliarão os demais colegas na atividade, adicionando os ingredientes solicitados e os demais observarão como se dá o processo de preparação da massa. Ao final dessa etapa e conforme orientações descritas na receita, a massa será colocada em formas e levada ao forno, onde os alunos farão o processo de observação. Enquanto ocorre esse processo, o professor solicitará aos alunos que preparem as outras receitas. Após assados todos os bolos os alunos saborearão do produto por eles mesmos elaborado em um delicioso lanche.
...