SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
Por: lidianefariabela • 5/9/2021 • Trabalho acadêmico • 7.220 Palavras (29 Páginas) • 186 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ [pic 1]
_________________________________________________
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
JOGOS E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINANDO DE FORMA LÚDICA
Betim
2021
JOGOS E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINANDO DE FORMA LÚDICA
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação em Pedagogia
Orientador:
Betim
2021
RESUMO
O relatório apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem e como estes podem influenciar de maneira positiva e lúdica no desenvolvimento da criança. Tenho como base minha vivência como professora desta etapa de ensino e as atividades que desenvolvi durante a docência. Discuto o quanto estas ferramentas tornaram-se significativas na educação infantil e reflito sobre a importância de estarem articuladas aos conteúdos de ensino e não apenas como entretenimento e diversão. Para tanto, apresento a necessidade do planejamento e da organização do tempo e do espaço para a realização do jogo e da brincadeira de forma efetiva. Para realização desta pesquisa identifico como principais interlocutores, KISHIMOTO (2015), OLIVEIRA (1996), entre outros. Considero que a realização deste trabalho me proporcionou inquietações e desencadeou reflexões acerca das novas formas de trabalho que associam os jogos e as brincadeiras ao contexto escolar. Pude refletir acerca de minha prática pedagógica e das atividades, projetos e ações que desenvolvi ao longo de minha trajetória profissional.
Palavras chaves: O brincar. educação infantil, Brincadeiras e Brinquedos.
SUMÁRIO
1 Introdução......................................................................................................4
2 Revisão Bibliográfica ....................................................................................6
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..................................15
3.1 Linha e Tema de pesquisa.........................................................................16
3.2 Justificativa................................................................................................17
3.3 Problematização........................................................................................19
3.4 Objetivos....................................................................................................21
3.5 Conteúdos.................................................................................................21
3.6 Metodologia ..............................................................................................22
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................23
3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................24
3.9 Avaliação...................................................................................................25
4 Considerações Finais...................................................................................26
5 Referências..................................................................................................28
1 – INTRODUÇÃO
Primeiramente vamos conhecer a historia da infância que nos mostram que a criança vê o mundo através dos brinquedos e brincadeiras.
O jeito de lidar, organizar, propor, respeitar e valorizar as brincadeiras das crianças demonstra, através da história da infância, o entendimento que se tem das crianças. O que se observa ao longo dessa narrativa é que sempre existiram formas, jeitos e instrumentos para se brincar, como por exemplo; a bola, cantigas de roda, jogar pedrinhas, brinquedos é uma forma de brincar muito antiga.
Como vimos anteriormente, sempre que se fala em crianças pensa-se em brinquedos, brincadeiras e jogos.
As brincadeiras é algo que pertence á criança. Através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula, constrói normas para si e para o outro. Sabe-se que, por meio do brinquedo, a criança constrói o seu universo, manipulando-o e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário. O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Desse modo, o brinquedo contribui para a criança exteriorizar seu potencial criativo.
O tema deste projeto de ensino é Jogos, brinquedos e brincadeiras na na educação infantil dos anos iniciais, a linha da docência na educação.
O objetivo é Proporcionar situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente que está inserido com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante ao mesmo tempo dependente de seus pares e agentes de transformação do seu meio, e a importância do brincar com crianças inseridas nas creches com faixa etária de 1 a 5 anos.
Na medida em que em que nós, adultos, nos convencemos que o Brincar é a atividade que mais leva a criança a conhecer o mundo físico e a alavancar consequentemente a organização e reorganização de seus processos mentais, passaremos a permitir que ele adentre significativamente os espaços do nosso planejamento educacional e, assim, ocupe espaços privilegiados na escola da primeira infância.
...