Serviço sociAL
Por: daiane873176 • 24/9/2015 • Dissertação • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
CURSO:SERVIÇO SOCIAL
SEMESTRE: 5º
Aluna(s):
Daiane Caroline do Nascimento RA 1300279
Adriene Caroline Rodrigues RA 1313200
Francislane Teixeira Duque RA 1317407
POLO TRÊS PONTAS
2015
Daiane Caroline do Nascimento
Adriene Caroline Rodrigues
Francislane Teixeira Duque
ÉTICA E MORAL EM SERVIÇO SOCIAL
Três Pontas-MG
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 Ética, moral e seus conceitos.............................................................................5
2.2 Ética,moral e a educação.....................................................................................6
2.3 Ética, moral e a política brasileira atual.............................................................7
2.4 Ética, moral e o serviço social............................................................................8
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir, procura mostrar a importância da ética e da moral dentro de uma sociedade, salientando a diferença e também como uma completa a outra, dentro do contexto social.
A necessidade de cada ser humano de respeitar os costumes e normas da sociedade, a importância que a moral tem em suas vidas, pois a mesma demonstra que nenhuma comunidade pode sobreviver sem o mínimo de padrões de comportamento, um código de condutas.
A ética revela que nossas ações surtem efeitos na sociedade, mas que as pessoas devem ser livres e responsáveis por seus próprios atos e é tarefa fundamental da ética compreender a relação entre vontade e obrigação, e ela define o alcance e as dificuldades que envolvem direitos e deveres.
A obrigação moral supõe a liberdade de escolha e ao mesmo tempo a limitação dessa liberdade e é essa harmonia de fatores que torna possível a vida em sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÉTICA,MORAL E SEUS CONCEITOS
Embora sejam diferentes, muitas vezes são usados como sinônimos. A ética vem do grego “ethos”, com o significado de costume. A moral vem do latim, “moris”, que significa maneira de se comportar, regulada pelo uso, ou seja, o que é relativo aos costumes. Na prática indica um tipo de comportamento humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas é adquirido ou conquistado por hábito.
A moral tem um papel social, é o conjunto de regras que determinam como os indivíduos devem se comportar em grupo, de acordo com a livre e consciente aceitação das normas.
A ética se ocupa com a reflexão a respeito dos princípios que fundamentam a vida moral.
A moral estabelece regras assumidas pela pessoa, garantindo seu bem-viver dentro de uma comunidade. Não depende de fronteiras geográficas e as pessoas sempre usam o mesmo referencial moral comum.
A ética é o estudo geral dos que é bom ou mal, é a busca de justificativas para as regras propostas pela moral. É a teoria, o conhecimento do comportamento moral, que busca explicar, justificar e criticar a moral de uma sociedade.
A moral influencia nas regras de conduta de uma pessoa, constitui uma referencia de conduta pessoal ditando o que é correto ou não, dita normas e critérios de atuação que permitem determinar se o comportamento foi correto ou não.
A ética influencia nas regras de conduta de uma sociedade, constitui um grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas, são determinados tipos de comportamentos dentro da sociedade.
Tanto a ética como a moral constituem nossas formas de agir e nossos costumes, pois a moral trata de estabelecer o convívio equilibrado com o que é bom para as pessoas, e a ética busca compreender e dar sentido aos valores formados pela moral.
2.2 ÉTICA, MORAL E A EDUCAÇÃO
A ação humana na relação da ética com a educação e a formação faz parte das preocupações e da necessidade de reflexão sobre práticas no ambiente educacional.
Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
A ética enquanto fundamento do agir moral humano, discute as normas para o convívio em sociedade. A educação elabora caminhos para a formação e conduz o individuo para que o mesmo se torne responsável no convívio com o outro.
A ética representa a ideia de formação do homem no sentido de conter seus impulsos e paixões, na possibilidade de estabelecer normas capazes de regular a convivência humana não apenas sob o ponto de vista particular, mas no convívio social. A partir de tal pensamento, a educação identifica-se com a ética no intuito de educar o indivíduo para sua relação em uma comunidade, articulada com a ideia de bem. (Hermann 2001).
A escola, portanto cabe a ideia de bem como principio formativo do ser humano, diante da ideia de ética e moral, como ciências do agir humano como vistas a dirigir ou disciplinar essa conduta.
A ética pertence o papel de discutir e problematizar os valores morais e a fundamentação do agir moral na perspectiva do que seja o bem viver e bem agir.
A educação deve ser voltada a desenvolver no homem atitudes voltada para a justiça, o agir correto, na cooperação e solidariedade no convívio social, ou seja, educar para a autonomia e liberdade, mas com capacidade para fazer escolhas entre o que julga ser certo e errado.
2.3 ÉTICA, MORAL E A POLÍTICA BRASILEIRA ATUAL
Diante de inúmeros casos de corrupção, cabe questionar o que seria ética e moral na politica? Ao se relacionar ética com respeito, vemos que na política tenta se conseguir algo a qualquer custo, quando se deveriam prezar os princípios da responsabilidade onde os governos deveriam promover o bem comum. No Brasil infelizmente, quase tudo é feito contrariando a moral e os princípios éticos e isso já começa quando candidatos mentem a seus eleitores com promessas que jamais pensam em cumprir, pois o seu único objetivo é se eleger para legislar em seu benefício próprio, ou administrar a favor de certo grupo, sacrificando a sociedade. O nepotismo atinge números assustadores nos três poderes, o Congresso Nacional vive uma busca incontrolável pelo aumento dos próprios salários e benefícios e levam meses para decidir sobre reajuste do salário mínimo nacional, que por sinal é irrisório.
...