Sintese documentario educação proibida
Por: magda nogueira silva • 22/11/2017 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 693 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
REGIONAL JATAÍ/ UNIDADE RIACHUELO
CURSO DE PEDAGOGIA
MAGDA NOGUEIRA SILVA
ANALISE DO DOCUMENTÁRIO “A EDUCAÇÃO PROIBIDA”
JATAÍ – GO
2017[pic 1]
A Educação Proibida
No documentário podemos ver como os governantes utilizam a educação para obter um controle social, ela possui uma função persuasiva e autoritária na vida das pessoas, podemos notar isso com mais clareza em alguns momentos do vídeo, quando dois alunos fazem uma redação e demonstram suas opiniões, que não são do agrado da diretora, ela tenta de todas as formas fazer com que os alunos venham desistir. Nesse momento podemos ver o quanto a educação esta sendo usada de forma autoritária, ditadora, opressora e manipuladora levando boa parte das pessoas a alienação e repetição de comportamento, não podendo ser um cidadão com autonomia.
Outra coisa que achei interessante ser falado no documentário é a questão da memorização, os professores passam verdades prontas e acabadas para seus alunos, sem leva-los a refletir ou questionar, não os induz a busca do conhecimento. Podemos ver em alguns momentos do vídeo que eles colocam os alunos como robôs, fazem tudo de forma controlada e sincronizada somente absorvendo as disciplinas sem aprendê-las, sem entendê-las, ao invés de lhes induzir a compreensão os ensina a memorização.
A escola proibida nos trás uma nova estrutura de ensino, que vai contra interesses dominantes, onde o processo de aprendizagem é respeitado, onde o aluno tem sua própria visão e opinião de mundo, onde professores, alunos e comunidade tem uma voz, onde todos são dotados de autonomia. A educação proibida nos trás uma sociedade mais justa e menos autoritária.
...