Slide Estrutura e Orgaanização
Por: fabisan9 • 1/9/2015 • Projeto de pesquisa • 899 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
Estrutura e Organização da Educação Brasileira Slid 5 Prof. Me. Djalma Silveira
Tema 7: Os Profissionais de Ensino, as Competências Profissionais e as Características de Carreira
Tema 8: O Sistema de Organização e Gestão da Escola
Objetivos
• Analisar a formação docente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
• Discutir os fundamentos da formação de profissionais da educação.
• Analisar a valorização dos profissionais de educação a partir da LDB/96.
• Identificar implicações e impactos deste tipo da avaliação no atual quadro da educação brasileira.
• Conhecer as atuais políticas públicas de avaliação da educação brasileira tanto no ensino básico, quanto no ensino superior.
Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira em 1996, e também fundamentado no Plano Nacional de Educação de 2001, houve uma especial preocupação com a formação docente.
Esta preocupação está refletida no Título VI da LDB/96, em que se estabelece com clareza quem pode ser considerado como profissional da educação e também a sua formação e capacitação.
Em seu artigo 61, considera-se profissionais de educação escolar básica os que foram formados em cursos reconhecidos, sendo portanto, para isto habilitados.
No que se refere ao exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental, ainda podem neles atuar os profissionais formados na modalidade Normal, oferecida em Nível Médio.
Estes profissionais, porém, por força do Inciso IV, do artigo 87 da LDB/96, fixa um prazo limite para a atuação dos profissionais formados em Nível Médio, terminando este prazo ao final da Década da Educação (2006).
A mesma LDB/96 também determina que fica sob responsabilidade dos Institutos Superiores de Educação, fornecer cursos para a formação e qualificação para os profissionais da Educação Básica.
Além de estabelecer a duração em carga horária dos cursos de formação dos profissionais da Educação (tem que ter um mínimo de 2.800 horas e três anos), estes cursos devem também priorizar a união entre teoria e prática.
Para a formação de profissionais voltados para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a Educação Básica, deverá ser feito em cursos de Pedagogia (Graduação) ou de pós-graduação.
Os profissionais da educação que trabalharem na Educação Superior devem necessariamente preparar-se a partir da pós-graduação, dando prioridade para o mestrado e doutorado como níveis de excelência formativa.
Também a valorização do profissional da educação é tratado na LDB/96 ao deliberar que os sistemas de ensino são os responsáveis pelos planos de carreira, concursos de acesso, aperfeiçoamento profissionais, dentre outras atribuições.
Ao discutir o tema da valorização docente, alguns autores alegam que o magistério somente será realmente melhorado e valorizado a partir de projetos participativos e inovadores de formação continuada.
Enfim, o desafio de valorizar e oferecer um ensino/atendimento de qualidade ainda permanece diante do profissionais da docência.
Tema 8: O Sistema de Organização e Gestão da Escola
• Estudar a organização e a gestão, os objetivos de ensino e o trabalho dos professores.
• Discutir a teoria e a prática na organização e gestão da escola.
• Analisar a gestão escolar e suas implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar.
Objetivos
Organização e gestão significam o conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros
...