SÍNTESE SOBRE O FILME: SOU SURDA E NÃO SABIA
Por: Ricardo Rocha • 20/9/2018 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 1.514 Visualizações
O filme “Sou surda e não sabia” foi um documentário produzido em 2009, por Igor Ochrowicz, que apresenta a história de Sandrine. Uma menina que mora com sua família na França e quando ela começa a crescer seus pais observam alguns comportamentos diferenciados realizados por ela. Atitudes e comportamentos que desencadeiam a família a desconfiar que Sandrine poderia ser surda.
Durante varias passagens do filme percebemos a dificuldade que a família trazia em aceitar a surdez da criança e por alguns anos tratavam-na como uma criança ouvinte. Sandrine no decorrer do documentário apresenta e nos conta os momentos felizes e também de dificuldades que passou na infância ao lado de sua família. A protagonista expõem o distanciamento da mãe ao descobrir que a filha era surda bem como a culpa que a mesma sentia, por a filha não ser ouvinte.
Aos 9 anos, sandrine estudava em uma sala de ouvintes, ela possuía muita dificuldade, porque não conseguia se expressar e sentia em muitos momentos isolada nesse cotidiano, na qual ficava se questionando em alguns momentos como era a comunicação entre essas pessoas, bem como elas se compreendiam.
Neste mesmo ano, a protagonista começa a participar de encontros em um instituto especialista em atender crianças com as mesma necessidades especiais de Sandrine e neste ambiente ela começa a interagir e ser compreendida pelo outros, realizando suas primeiras amizades.
O filme nos faz refletir e questionar como as escolas estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais, como por exemplo crianças surdas igual a Sandrine. Outras reflexões transitam nesses meio é a importância de todo profissional de educação que irá receber um alunos surdo, por exemplo, é necessário que o mesmo saiba libras ou que tenha um interprete para organizar e transmitir a mensagem quando necessário dos alunos e professores à criança surda, ou vice-versa, para que a mesma não fique isolada dentro da sala de aula.
...