Síntese Ecologia Social
Por: Neilany Araújo • 23/10/2019 • Resenha • 522 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
ANNE SULLIVAN UNIVERSITY
MESTRADO INTERNACINAL EM EDUCAÇÃO
ALUNA: NEILANY ARAÚJO DE SOUSA
PROFESSORA: TANIA PINHEIRO
SÍNTESE
ECLOGIA SOCIAL (LEONARDO BOFF)
No documentário sobre Ecologia Social Leonardo Boff critica a vivência relacionando o homem e o meio ambiente e as consequências do seu comportamento exacerbado. Dessa forma Boff cita que a Ecologia Social não se importa apenas com o ambiente, ela trata do ambiente de forma global, inserindo a sociedade e a forma como esta se relaciona com a natureza.
A ecologia social propaga um desenvolvimento sustentável, promovendo uma melhor qualidade de vida e consequentemente um modo sustentável de viver. O Vídeo retrata a visão do homem atual quanto à sua maneira de viver, pois apresenta uma visão distorcida , segundo Boff de dupla ilusão, agindo como se os recursos naturais fossem ilimitados e assim pudesse desenvolver-se continuamente sem preocupação nenhuma com a limitação destes recursos e as sérias consequências geradas por esse estilo de vida.
Os recursos não são infinitos. A maioria está se acabando, principalmente a água potável e os combustíveis fósseis. E o tipo de desenvolvimento linear e crescente para o futuro não é universalizável. Não é, portanto, infinito.
Assim verificam-se dois tipos de injustiças, a social que discute que esse tipo de sociedade não é boa para a comunidade, nem pra terra, pois essa falta de controle provocado para a maioria da população é prejudicial, já a ecológica refere-se à limitação dos recursos e os prejuízos que ocasionarão principalmente às gerações futuras. O grande desafio que o homem enfrentará será reinventar a sociedade onde todos possam caber, incluindo neste ambiente a natureza, agindo de forma consciente e equilibrada.
O autor também faz uma analogia entre diversas culturas e seu modo de vida frente a relação entre sociedade e meio ambiente, sobressaltando a importância da Ecologia Social e Ambiental. Afirma que de acordo com diversas pesquisas e análises, em 2030 teremos a era das turbulações e desastres, onde a sociedade precisa melhorar suas relações tanto sociais quanto ambientais para que estes prováveis acontecimentos prejudiciais não aconteçam. A missão da população é criar condições suficientes para que a vida possa continuar, que possa haver enriquecimento, desenvolvimento, utilizando a natureza de forma racional e sustentável.
Essa Sociedade Sustentável proposta por Boff trata-se de proporcionar uma vida de qualidade à população e à natureza, utilizar os recursos não renováveis de maneira racional e sábia beneficiando tanto a sociedade atual quanto as futuras gerações. Esse tipo de comportamento reduz a pobreza e promove uma vida em equidade, com isso se não fizermos essas mudanças principalmente nas relações entre pessoas, empresas e natureza, com esforço não conseguiremos garantir um futuro feliz para a sociedade e para o sistema de vida.
O vídeo demostra uma forte relação com a ética socioambiental e a necessidade de promover um equilíbrio ecológico, onde Boff sugere mudar a forma de produção, respeitando os ciclos da natureza. Esta exigência supõe outro paradigma de civilização, uma forma diferente de habitar o planeta, não estando em cima dele dominando-o, mas ao pé dele, convivendo. Ou fazemos tal mudança ou então iremos irrefragavelmente ao encontro do pior, de uma situação sem retorno. A questão é de vida ou de morte para a espécie humana.
...