TCC: BNCC E A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: Gesyka Correa • 13/3/2021 • Trabalho acadêmico • 4.761 Palavras (20 Páginas) • 1.145 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
ESCOLA DE EDUCAÇÃO - CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
BNCC E A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Aluna: Jessica Maiara Correa
Orientadora: Profª. Drª. Graziella Souza dos Santos
ITAJAÍ, 2019.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a temática da “Educação Especial” e da BNCC. O objetivo deste estudo é examinar como este documento trata deste assunto, considerando a sua relevância e alcance no contexto atual. Para isso, retomaremos brevemente o contexto histórico da Educação Especial e posteriormente analisaremos suas relações com o currículo.
2. JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido porque a BNCC define os conhecimentos essenciais para toda a Educação Básica e é obrigatória, ela se propõe a ajudar a diminuir as desigualdades de aprendizado: sua premissa é de que todos os alunos terão a mesma oportunidade de aprender, o que é fundamental.
Por conta da importância que representa essa definição, investigar a BNCC é uma tarefa importante. Neste sentido, por ser um documento nacional, obrigatório comprometido com a educação integral e a democratização do conhecimento, chama a atenção o fato de que mesma não menciona de modo claro e objetivo a educação especial no decorrer do texto. Assim , considerando temáticas tão relevantes como essas, o currículo e a educação especial, esse estudo busca compreender e examinar as relações entre a BNCC e a Educação Especial.
3- PROBLEMA DE PESQUISA:
Como a Base Nacional Comum Curricular trata da Educação Especial?
3.1 Objetivos:
3.1.1.Objetivo Geral:
· Investigar como a BNCC trata da Ed. Especial.
3.1.2 Objetivos específicos:
- Analisar o texto da BNCC.
1.1 O que é a BNCC
- Retomar a história dos documentos que trata sobre a Ed. Especial.
2.1 O que existia antes da BNCC?
- Investigar como e se a ed. Especial aparece no texto da BNCC.
3.1 Histórico dos documentos que tratam da educação especial
3.2 Iniciativas oficiais de âmbito nacional
3.3 Investigar como e se a ed. Especial aparece no texto.
1.Analisar o texto da BNCC
1.1O QUE É A BNCC
A BNCC é um documento focado em aprendizagens e desenvolvimento de competências, que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola brasileira,, tendo como objeto a aprendizagem de cada etapa de sua formação, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Isso significa que a Base estabelece os objetivos, competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo escolar, que deverá ser construído a partir da BNCC, irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando estratégias pedagógicas mais adequadas, considerando as regionalidades. Sendo assim, a BNCC não consiste em um currículo, mas um documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem os seus currículos.
A BNCC foi homologada, 20 de Dezembro de 2017 e trata-se de um documento normativo e obrigatório para todas as escolas brasileiras, públicas ou privadas.
Segundo Maria Helena Guimarães, ex-Secretária Executiva do Ministério da Educação (São Paulo: G1, 06 abr. 2017.)
“A Base é um documento normativo que define o conjunto orgânico progressivo das aprendizagens essenciais e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade. Ela se baseia nas diretrizes curriculares nacionais da educação básica e soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para formação integral e para a construção de uma sociedade melhor.”
Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Assim, a BNCC se propõe a ser um documento que garanta os direitos de aprendizagem de todos os alunos e alunas brasileiros. O documento se coloca numa perspectiva inclusiva, mas como um documento amplo e geral pode contribuir para a educação especial, composta por um público tão diverso, com tantas especificidades?
Nesse sentido, a educação inclusiva deve fazer parte da rotina do educador, pois o que era uma possibilidade tornou-se um direito de todo cidadão. No entanto, a concepção de inclusão escolar tem uma abrangência que supera a inserção de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino comum, uma vez que implica repensar a escola em seu papel educacional e social, no sentido de assegurar a todos esses estudantes, o direito ao desenvolvimento de competências que lhe assegurem o direito de aprender.
2. Retomar a história dos documentos que trata sobre a Ed. Especial.
2.1 O que existia antes da BNCC?
Com relação aos documentos curriculares nacionais. antes da BNCC a educação básica nacional contou com outros documentos orientadores no âmbito do currículo. Entre os anos de 1997 e 2000, segundo estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os Ensinos Fundamental e Médio. Somente mais tarde, por meio do Programa Currículo em Movimento, incluiu-se uma proposta para o desenvolvimento de uma grade também para a Educação Infantil.
...