TEMA: Brincadeiras diversas
Por: Daianegama • 1/5/2019 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
TEMA: Brincadeiras diversas
DURAÇÃO DA ATIVIDADE:1 hora
FAIXA ETÁRIA: 5 anos
OBJETIVOS: Desenvolver a psicomotricidade das crianças, possibilitando assim os movimentos corporais que se expressem com liberdade e determinação; motivar e estimular a percepção dos alunos e o mais importante cativar o convívio social entre si; valorizar os movimentos prévios dos alunos, proporcionando momentos de prazer, respeito, organização, interação e construção do conhecimento;
METODOLOGIA: Recebi a turma com a música do’’ sapo não lava o pé’’ deixe que se sentissem à vontade para explorar o espaço fora da sala de aula. Para que sentissem ainda mais motivados deixei que a turma escolhesse a primeira brincadeira que foi a brincadeira de ‘’cobra cega’’. Importante mesmo foi a forma como eles debateram o desenvolvimento da brincadeira. Eles foram muitos claros ao demonstrarem a interação entre si no ato da brincadeira. Desenvolvi com a turma no decorrer do tempo atividades lúdicas, afim de despertar a criatividade das crianças em aprender e se expressarem de forma espontânea e objetiva.
RECURSOS UTILIZADOS : Bola, prato, copo, caderno, litro, vassoura, balde e uma cadeira.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
RELATÓRIO DA ATIVIDADE :
Realizei algumas atividades lúdicas com as crianças, mas o foco principal foi a brincadeira de ‘’caça ao tesouro’’. No início os alunos sentiram um pouco de vergonha e aos poucos foram se soltando. Confesso que no início eu estava um pouco tímida e com o passar do tempo que fui começando a me interagir com os alunos: e com o meio onde estávamos inseridos. A timidez e a emoção de estar ali era tanta que quase não consegui me apresentar e no fim das contas acabou dando tudo certo.
Percebi que a interação das crianças com o meio as fez se sentir mais firmes e confiantes. Algumas crianças sugeriram que brincássemos mais, porém o tempo já estava chegando ao fim. Com o decorrer do tempo as crianças foram se aperfeiçoando-se ao ambiente e se expressando de forma livre e espontânea. Enfim a realização das atividades foi prazerosa não somente a mim, mas também despertou um prazer imenso nas crianças de modo que elas se sintam livres para se expressarem da forma mais simples possível.
...