TRABALHANDO COM O LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Por: Daiana Luiza Silva • 29/11/2021 • Trabalho acadêmico • 7.399 Palavras (30 Páginas) • 127 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC
Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
TRABALHANDO COM O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Daiana Luiza da Silva Rahn
Prof. Orientador
Márcia Withoef Mellies
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED0719) – Trabalho de Graduação
16/06/2016
RESUMO
Para muitos dos professores a metodologia de ensino, ainda não saiu do tradicionalismo, que não se torna a aula mais atraente para os alunos. O lúdico é uma ferramenta de ensino que auxilia muito os professores em suas aulas tornando-as dinâmicas e muito mais atraentes. Nos dias atuais, estamos a frente de crianças cada vez mais curiosas, espertas e ativas, pois vida moderna é proporcionada desde pequenos. Portanto as atividades lúdicas são todas atividades que proporcionam a interação desde uma simples brincadeira até os jogos. O lúdico traz benefícios para qualquer matéria deixando à aula descontraída dando significado e liberdade a aprendizagem, despertando e estimulando curiosidades ao conteúdo. Quando os alunos se envolvem em algum conteúdo que esteja ligado a ludicidade é despertado o desejo em aprender de maneira agradável e natural. Pode-se trabalhar o lúdico com crianças e até mesmo com adultos, sendo qual for a idade, perpassando por diversas disciplinas sendo trabalhada a interdisciplinaridade, auxiliando, a competição, a interação social e também respeitando o limite de cada pessoa, pois assim o benefício não está voltado somente na aprendizagem cognitiva, mas também no que requer para formação pessoal de cada indivíduo.
Palavras chave: Lúdico; Criança; Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é apresentar benefícios que o lúdico traz para a aprendizagem, não só para os alunos, mas também mostrar para os professores que é uma ferramenta importantíssima a se usar em sala. Porém nem todo professor utiliza dessa ferramenta, o que pode ser feito para que os educadores trabalhem mais com as crianças de uma forma diferente e que lhes desperte mais interesse?
Utilizando o lúdico as nossas crianças aprendem a ganhar, perder, respeitar regras, aprendendo quais limites são necessários para a vida escolar e também na vida social.
Ao introduzir a atividade lúdica, o professor precisa ser claro com os objetivos planejados, levando em consideração os conhecimentos prévios da criança e pautar quais os objetivos que quer alcançar.
A influência do lúdico se torna positiva e facilita para que o educador consiga oferecer atividades as crianças despertando um maior interesse nas aulas, assim explorando a autonomia, curiosidades e criatividade de cada um. Esse professor precisa analisar como irá aplicar e dirigir essas atividades, pois na realização de cada uma delas, proporcionará o resultado da interação dos alunos. Um dos desafios dos professores é o uso do lúdico como ferramenta para que o aluno absorva melhor o conhecimento, onde o aluno deixa de ser somente expectador e se torna um sujeito transformador na sociedade.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O significado do lúdico é “jogo” que veio do latim “ludus”. Passando o tempo, o lúdico deixou de ser somente um simples jogo, e os professores começaram a usar como prática pedagógica, onde perceberam a facilidade na compreensão do aprendizado.
A finalidade do lúdico está voltada nas crianças e adolescentes, pois a escola não é algo que traz prazer aos alunos por isso existe um pouco de “resistência” à escola. O que mais chama a atenção para pais e professores é a ludicidade, pois ela da permissão para abrir portas na relação afetiva da criança com o mundo e nos objetivos que o cerca, na tentativa de buscar ao ambiente escolar uma forma mais prazerosa de se trabalhar.
Citado por Piaget (1967, p.25), “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”.
Os alunos ao se envolverem em atividades lúdicas desenvolvem o raciocínio, imaginação, capacidade motora e a criatividade, pois existe a necessidade em competir e a tentativa de ser o melhor na brincadeira.
2.1 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO
Atividades lúdicas são qualquer tipo de movimentos onde um dos objetivos seja a produção de prazer no que está sendo executado na diversão praticada pelos alunos. O significado do lúdico é “jogo” que vem do latim “ ludus”. Há muitos anos o lúdico passou a ser necessidade para o ser humano, onde influenciou na mente, na personalidade e no corpo.
De alguma maneira os homens primitivos mostram curiosidade envolvendo-se nas atividades lúdicas, mesmo que a comunicação era feita através de desenhos em pedras, uma brincadeira de forma natural e mais adiante se tornou um meio de linguagem humana. Assim se reforça a ideia de que o lúdico se tornou uma forma de expressão humana natural, não se importando com o local e época onde vivem, sendo capazes através dos jogos e brincadeiras criar situações de aprendizagens.
Na idade média por um período longo, crianças eram consideradas adultos em miniaturas, pois, elas participavam de seus trabalhos coletivamente, nesta época atividades lúdicas eram discriminadas, não tinham nenhuma importância, porque os adultos não percebiam e nem entendiam que a criança desenvolve e aprende fisicamente e cognitivamente pelas brincadeiras, pelo contrário eram castigadas porque eram vistas como crianças desobedientes.
...