TRABALHO AVALIATIVO
Por: MARINETE GOMES DA SILVA • 14/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 197 Visualizações
Qual a importância de planejar o Projeto Político Pedagógico e a Organização Participativa?
Administrar uma instituição escolar requer conhecimento, tempo, colaboração e planejamento de uma série de pessoas envolvidas com o ambiente. Tudo isso, porém, tem grandes chances de acabar se voltando para a figura central da direção.
É importante que os gestores das instituições de ensino fiquem atentos a algumas obrigações escolares que servem de parâmetro para o bom desenvolvimento do ensino. É aqui que entra o Projeto Político Pedagógico (PPP), uma ferramenta primordial na organização e no direcionamento do ano letivo.
Mas o que é o PPP?
Em termos gerais, trata-se de um documento que norteia as bases de ações que a instituição assumirá como compromisso de gestão escolar participativa. A partir da década de 1980, com o processo de democratização do nosso país, o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública iniciou um processo que pudesse instituir uma gestão democrática no ensino, proporcionando, assim, uma autonomia escolar.
Todo o trabalho desenvolvido na instituição vai contemplar o PPP. Ele é o norte, a direção a seguir, por isso, deve ser elaborada de acordo com a realidade da escola e a comunidade na qual ela está inserida.
É fundamental que o PPP seja atualizado e que possa ser mantido vivo dentro da instituição, pois é a partir dos indicadores apresentados por ele que a escola terá a necessidade de determinar um plano de ação. Entretanto, infelizmente, é comum vê-lo engavetado e tornando-se um instrumento meramente burocrático.
O conjunto desses dados é que vão determinar quais são os caminhos que a instituição pretende seguir e os prazos que serão estipulados para isso. O documento deve ficar disponível para as pessoas que participaram e na incumbência dos gestores de compilar os dados e concluir essa documentação.
Para que o PPP tenha a eficiência desejada no desenvolvimento da escola, é preciso saber de que forma deve ser elaborado. Ou seja, quais as melhores práticas que devem ser adotadas.
Toda escola nasce com o propósito de instruir e formar cidadãos dentro da comunidade que está sendo inserida. Sendo assim, é imprescindível que seja feita uma análise dos motivos para a existência de uma instituição de ensino naquele ambiente.
A equipe escolar deve verificar se a comunidade é carente ou não, isto é, qual o poder aquisitivo das famílias, costumes, moradias, enfim, tudo que indique o contexto socioeconômico do entorno da escola.
Estando isto claro, passa a ser observado qual o contexto social que aquela instituição pode proporcionar à comunidade que se encontra. Os objetivos estratégicos devem ter total clareza para que a instituição consiga alcançá-los.
Tudo que vamos fazer há necessidade de um projeto; fazemos projetos o tempo todo, muitas vezes nossos projetos não sai da maneira que pensamos, mas podemos analisar o que deu errado e tentarmos novamente, é o mesmo que acontece com o Projeto Político Pedagógico da escola. Nem sempre o queremos conquistar pode dar certo em uma única tentativa, mas temos que ser persistentes na busca de nossos objetivos. Pode ser que buscar a elaboração do PPP da escola e colocar o que nele está em pratica no primeiro momento não de certo, sendo assim ele necessita de ser avaliado e repensado todo o tempo, exigindo criatividade, vontade, comprometimento, dedicação. Nada acontece sem trabalho e fazer a escola se tornar a escola que está no PPP (Projeto Político Pedagógico), cabe esforço diário de todos os envolvidos na elaboração. Muitas das vezes para conquistar um objetivo é necessário mudanças de atitudes, desenvolvimento de um novo olhar, ver o mundo e as pessoas com novos olhos, buscar praticas e metodologias diferenciadas, adotando o dialogo construtivo com as pessoas que estão ao nosso redor. A educação de qualidade só se concretizara na hora que todo tomarem suas responsabilidades e não se omitirem de mudar o que deve ser mudado e buscar o que precisa para que ela aconteça. Todos trabalhadores em educação principalmente gestores escolares devem-se conscientizar de que a educação só será de qualidade se for uma educação de todos e para todos. Essa educação só será realmente possível se for almejada e planejada por todos e não apenas por apenas um.
...