TRABALHO EM GRUPO
Por: TONIATEL • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
Universidade Paulista – Unip
Graduação em Educação a Distância
Trabalho em grupo TG
ALEXANDRA GOMES RIBEIRO RA: 1424319
ANTÔNIA TAVARES PIMENTEL RA: 1411087
JOSIANE AP. FISCHER FORNER RA: 1419752
KATIA AP DE SOUZA CORREA RA: 1402231
Polo Nova Xavantina-MT
2014
[pic 1]
MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO
O uso de tecnologia tem crescido no campo educacional, estimulando aprendizagens significativas, de forma inovadora, mais atraente e criativa, nesse sentido, a educação vem sofrendo mudanças estruturais e funcionais frente a essas novas tecnologias.
“As atividades digitais multimídia, na sua maioria, possuem grande apelo visual, acabam encantando pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e fascinando até o professor que se impressiona com a interface colorida, o áudio e os vídeos” (PRIETO et al. 2005).
Aparelhos como smartphones, tablets e notebooks, estão constantemente nas mãos dos jovens, adolescentes e crianças, que conseguem rapidamente manipula-los e acessar os mais diversos conteúdos. Com tantos adeptos, a escola deve usar essa ferramenta para aprimorar os conhecimentos e desenvolver habilidades específicas, inclusive para o mercado de trabalho que esta sob forte influência das multimídias.
Os aparelhos são um excelente atrativo para os alunos, permitem a interação social e estimulam as redes de saberes, professores e alunos podem se beneficiar desta poderosa ferramenta de trabalho.
As atividades feitas com esses aparelhos conectados a internet, devem ser feitas na hora e no local adequado, mediado por um professor da instituição, que saberá se o conteúdo está dentro do contexto da escola, permitindo acesso rápido à matérias de qualidade em redes seguras. É um desafio para as instituições que muitas vezes empregam professores que não estão preparados para esse tipo de trabalho.
Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas aforma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem. (JONASSEN 1996).
A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no Brasil precisa ser melhorada, no que diz respeito a competência dos professores em utiliza-las na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TIC afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país.
Sem a capacitação, os professores tem dificuldades para a utilização das tecnologias, em sala de aulas, outra dificuldade é a falta de infraestrutura adequada nas instituições, o Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação.
A forma como o sistema educacional incorpora as TIC afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país, ela é apenas uma parte do desenvolvimentos de tecnologias, deve ser adaptada para fins educacionais.
Aliar a educação a tecnologia é um atrativo que pode tornar a aula mais empolgante, o avanço do mundo digital, não para, está em constante mudança, beneficia todos os campos, inclusive a área educacional, temos como exemplo a lousa digital, muitas escolas já possuem uma ou mais lousas digitais interativas.
O ideal é que elas estivessem presentes em todas, salas de aula, mas, com custo ainda elevado, essa implantação tende a ser vagarosa, a lousa pode ser tátil ou ser usada com uma caneta especial, é composta por um computador, um projetor multimídia, pode-se fazer na lousa digital tudo aquilo que já faz no computador.
...