TRÊS PROCEDIMENTOS ADULTOS SIMPLES, MAS ESSENCIAIS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Por: santiagocinthia • 3/10/2015 • Resenha • 380 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
TRÊS PROCEDIMENTOS ADULTOS SIMPLES, MAS ESSENCIAIS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Toda criança consegui obter conhecimentos mesmo que os pais ou professores não as ensinem. Aprendem com o veem, com o que ouvem, com o que tocam, cheiram ou provam, aprendem até mesmo com outras crianças, e assim, vão criando um amplo repertorio de saberes. Mesmo com essa facilidade de absorver informações, é de grande importância que ajude-a a ¨organizar ¨ as ideias conquistadas.
Estimule-a falar de bichos, plantas, comidas, brincadeiras e inúmeras outras coisas, com isso, estaremos dando mais vigor ao seu desenvolvimento. Todos esses estímulos são positivos e agregam valores a uma criança, porém existem três tipos de procedimentos que necessitam ser colocado em pratica.
Esses procedimentos são:
Evitar excessos
Os estímulos certos para o desenvolvimento de uma criança é importante, mas se submetida com excesso acaba causando um inevitável estresse, neutralizando o efeito da assimilação. Toda criança necessita de um tempo para descansar, mamar, dormir e até mesmo a um nada pra fazer, para bebês mais que alguns minutos por dia são suficientes. Crianças acima de três anos, o melhor ¨termômetro¨ pode ser aferido por sua atenção e interesse.
Sistematize sem exagero rigor a aplicação dos estímulos
Quando pretendemos estimular uma criança positivamente, devemos pensar que seu neurônios se comportam mais ou menos como seus músculos. Primeiramente escolha quais áreas sensoriais deseja estimular e distribua estímulos diferentes pelos dias da semana. Por exemplo: segunda-feira, a direção do olhar; terça-feira, a atenção; quarta-feira, o tato; quinta-feira, o paladar; e assim por diante. Aplique-os sempre de maneira alegre e entusiasta. Não espere resultados imediatos, pois não existem balanças de precisão que medem o progresso cerebral.
Esteja atento ao grau de maturidade da criança
Qualquer educador infantil sabe que a dentição, o falar e o caminhar não ocorrem quando se deseja, mas quando biologicamente a criança apresenta maturidade. Não existe crianças iguais por isso deve-se adaptar a cada especificidade de desenvolvimento, sem a preocupação de se buscar rigor excessivo para o que estabelece como comum a cada fase.
...