Teatro, Educação e Vida
Por: Suzana Velozo • 7/5/2015 • Dissertação • 525 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Teatro, Educação e Vida
[pic 1]
O universo infantil é muito fantasioso, as crianças vivem inventando algo, sem perceber está constantemente atuando em suas brincadeiras, em grupo e muitas vezes sozinhas, enfim, qualquer lugar que estão é local para brincar, imaginar e sonhar. E todo esse talento, criatividade e espontaneidade, devem ser aproveitados dentro de sala de aula, mais especialmente nas aulas de artes. Nessa fase o teatro Infantil ajuda no desenvolvimento oral, escrito e plástico da criança trabalhando sempre sua imaginação, além de trabalhar a timidez, trazendo autoconfiança, autoestima, autoconsciência, pode ajudar as crianças a aumentar o desenvolvimento motor e coordenação estimular a criatividade e habilidades para resolver problemas, aprender a trabalhar em grupo e melhorando alguns problemas de disciplinares. Especificamente a linguagem teatral desenvolve o conhecimento sensível, capaz de fazer a criança criar sentido, que é de extrema importância na interação entre arte e vida. Bakhtin defende a questão que o teatro deve estar incluído nas atividades de Artes, deve ser organizado e frequente no currículo institucional. Trabalhando com contos e variados textos, assim desenvolvendo na criança a compreensão de vida, de cultura e de sociedade. O trabalho com teatro envolve um entrosamento coletivo entre autor, ator e ouvinte. Para Bakhtin, somente quando o telespectador ou ouvinte está presente, é que o teatro se torna uma atividade artística.
A criança não tem pudor em se transformar em algo ou algum personagem que uma história ou sua própria imaginação pede, se envolve totalmente na dramatização podendo interrompê-la se perturbada por algo. Por ser imatura a criança não desenvolve consciência de valorizar o que é o outro, e se distanciar da realidade do mundo, assim muitas vezes pode se confundir, mas isso não faz que a criança queira modificar a realidade, muitas vezes nem chega compreendê-la.
Os trabalhos teatrais certamente são muito bem recebidos por crianças, pois são divertidos. Além disso, desenvolve as habilidades expressivas, estabelecem relações sociais, a criança aprende a agir no mundo, ao mesmo tempo, que amadurece e adquire conhecimento por meio da dramaticidade que segundo Bakthin permite a criança “viver várias vidas numa só”. Então o que se deve fazer é explorar a dramatização espontânea que a criança tem, provocando seu interesse, consequentemente isso irá ajudá-la a construir sua linguagem pela exposição de variados textos ou histórias narrados.
Ao trabalhar contos, e outras diversidades de histórias, nas aulas teatrais, com troca afetiva, a criança passa a perceber que a arte é acessível, faz parte da vida e está ao seu alcance e ela pode utilizar. E a sensibilidade estará presente para compreender o mundo e suas diversidades.
Alguns exemplos de Teatro que se pode trabalhar com as crianças pequenas:
[pic 2]
- Teatro de fantoches com casinha feita de papelão, com muita cor e personagens alegres, com as crianças atuando;
- Histórias ilustradas de contos infantis, fábulas representadas pelos pequenos em forma de música e dança ou narrativas;
O ambiente das aulas teatrais deve estar em acordo com as atividades, não é necessário um cenário sofisticado, criança não se importa com isso, que seja simples desde que seja alegre, pois criança se encanta com tudo, basta usar a criatividade e improvisar.
...