Texto sobre a série “Cérebro, maquina de aprender”
Por: Bárbara Lourenço • 14/6/2019 • Resenha • 599 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
Universidade do Estado de Minas Gerais
Faculdade de Educação - Pedagogia
NF VII E
Bárbara Elisa Silva Lourenço
Texto sobre a série “Cérebro, maquina de aprender”
A série “Cérebro, maquina de aprender”, composta por cinco reportagens, exibidas pela Rede Globo, abordam as descobertas cientificas no campo da neurociência capaz de melhorar o desempenho do cérebro.
A serie contou com professores, atletas, bailarinos, músicos e estudantes que implementaram as descobertas cientificas nas suas rotinas e nos processos de aprendizagem.
O primeiro episódio, relata sobre as praticas utilizada por uma professora, que atua na escola municipal de Juiz de Fora/MG, na qual utiliza brincadeiras no processo de alfabetização, tornando assim o estudo mais prazeroso.
Mostrou também sobre estudo que foi realizado em Londres com os taxistas, onde foi constatado que após memorizarem as ruas de Londres a capacidade do cérebro foi ampliada, por causa dos estímulos causados no cérebro.
O segundo episódio aborda o poder da imaginação na capacidade de ampliar a eficácia do cérebro. O episodio destaca artistas reconhecidos mundialmente, e o tempo de treinamento diário dedicado as suas respectivas áreas de atuação.
Demonstrando assim, outra meio de funcionamento do cérebro. Quanto mais estimulo uma determinada área recebe, maior facilidade e habilidade é adquirido. A imaginação é tão importante quanto o treinamento, pois o estimulo cerebral é praticamente o mesmo.
O terceiro episódio retrata o trabalho realizado pelos neurocientistas para aprimorar o desempenho de atletas. Através da neurociência é possível trabalha a respiração, a concentração e a ansiedade de alunos e profissionais com técnicas e jogos que estimulam o cérebro.
Em uma escola na cidade de Caucaia/CE, a professora utiliza a metodologia do semáforo, onde uma vez por semana, durante 50min os alunos são estimulados a jogarem jogos de tabuleiro e raciocínio com o objetivo de ampliar a capacidade de aprendizagem.
O penúltimo episódio da série apresenta a contribuição da neurociência no desempenho de atletas. Ao condicionarmos o corpo humano a determinados movimentos constantemente, estimulamos uma determinada área do cérebro, que acaba criando uma ilusão quanto ao tempo disponível para realizar determinada ação.
Além disso, em Macaíba/RN existe um projeto que une neurociência e educação. Trata de uma mega estrutura onde construíram uma escola de tempo integral ao lado do prédio de pesquisa de neurociência, para que possam acompanhar e estimular os alunos.
No projeto Educação para toda vida, crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, participam duas vezes na semana de aulas extracurriculares que estimulam o cérebro através de associação.
Finalizando a série, temos o quinto episódio que aborda as carreiras que mais estimulam a memória - ator e professor. Essas profissões necessitam do uso frequente de leitura e a leitura é o principal fator que exercita a memória. A memória surge através de associações e com isso ativamos diversas áreas.
Ainda no quinto episodio, é apresentado o colégio Porto Seguro, que trabalha com fundamentos da neurociência, principalmente a questão de associação. São abordadas diversas atividades seguindo essa linha, mas não deixando de apresentar a importância do sono na aprendizagem. Falta de sono atrapalha a concentração.
Apesar de a neurociência ser uma ferramenta fantástica para o processo de aprendizagem, poucos espaços conseguem fazer estas articulações, seja por falta de tempo, conhecimento ou investimento.
É necessário que o campo educacional consiga estimular seus educandos de diferentes maneiras, para que o processo se torne menos desgastante e seja prazeroso. Para o professor que observa e conhece o perfil de seus alunos, se torna mais fácil complementar suas aulas com atividades lúdicas, que estimulem o aprendizado, seja através de leituras, brincadeiras, ou atividades de concentração e memorização, estimulando o desenvolvimento do cérebro através do corpo e meio social.
...