Trabalho brincadeira de faz de conta
Por: Caio86 • 28/3/2016 • Dissertação • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 964 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CINTIA VIVEIROS
CRISTIANE ALMEIDA
KELLY QUEIROZ
BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA
SÃO PAULO
2015
CINTIA VIVEIROS – RA: T26017-5
CRISTIANE ALMEIDA – RA: C36DGJ-8
KELLY QUEIROZ – RA: C3723C-0
BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA
Trabalho semestral apresentado à Faculdade Unip – Universidade Paulista como um dos pré-requisitos para à avaliação semestral da disciplina: Jogos e Brinquedos na Infância do curso de Pedagogia.
São Paulo
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
A professora e orientadora Gleidis
por seu apoio e inspiração no amadurecimento
dos nossos conhecimentos e conceitos
que nos levaram a execução e
conclusão deste trabalho.
São Paulo
2015
RESUMO
Neste trabalho será observada uma criança entre 3-4 a 6 anos de idade brincando de brincadeira de faz de conta também conhecido como jogo simbólico, jogo sociodramático ou jogo imaginativo. A partir desta observação, será produzido um relatório respondendo questões solicitadas referente a brincadeira, baseando - se na teoria de autores que estudaram e pesquisaram sobre este tema.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DO FAZ-DE-CONTA
- ANALISE ( Opinião dos autores, casamento da pratica com a teoria)
- Considerações finais (opinião do grupo)
- Referencias bibliograficas
- INTRODUÇÃO
A brincadeira de faz de conta é também conhecida como jogo imaginativo, jogo de papéis, jogo sociodramático e a principal característica desta tipo de jogo é a ênfase dada a simulação e é muito importante para promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, pois a partir da brincadeira a criança irá compreender o mundo ao seu redor. Podemos identificar como brincadeira de faz de conta sempre que envolve fantasia, imaginação e o lúdico que faz parte da dimensão humana e tem como característica a espontaneidade e a liberdade, propondo atividades sem intencionalidade, sem pressão e avaliação. Quanto mais elaborada for essa brincadeira podemos considerar a criança mais desenvolvida neste aspecto. Quando a criança brinca de representar um super herói, por exemplo, ela assume um papel de poder conseguindo dominar seus medos, com esta brincadeira a criança consegue desenvolver vários aspectos de sua vida, como a construção de sua autoconfiança, superação obstáculos, ajuda a criança a raciocinar fazendo com que ela chegue a resolução de problemas, desenvolve se a cooperação e evolução da linguagem. Através da brincadeira de faz de conta a criança consegue compensar as pressões do dia a dia, para a criança é um alivio se sentir no controle, isso acontece porque a brincadeira é uma ponte entre a fantasia e a realidade, onde a criança consegue controlar situações que na realidade ela não consegue. Brincar é vital para a saúde emocional da criança.
- ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DO FAZ-DE-CONTA
Nome da criança: Lucas Silva de Almeida DN: 25/02/2009
Atividade: Ao observar um episódio de desempenho de um papel, no Faz-de-conta, vê as crianças fazerem o seguinte:
- Fingir ser outra pessoa;
- Partilhar com outras o papel simulado;
- Utilizar um objeto (ou material auxiliar) em representação de outro;
- Utilizar ações e sons como substitutos das ações e sons verdadeiros;
- Utilizar palavras para representar uma situação ou ambientes imaginários;
- Falar com outras crianças dentro de um contexto da situação de desempenho de um papel;
- Ficar num episódio de desempenho de papeis durante um período de tempo significativo;
- Utiliza-se de figurinos ou adereços para compor o papel representado.
OBSERVAÇÕES:
No vídeo a criança finge ser o Seya de Pégaso que é um personagem de Os Cavaleiros do Zodíaco.
O seu irmão é o Shiryu de Dragão.
Ambos utilizam tampa de panela como um escudo e colheres de pau como espada.
Emitem sons como o barulho de espadas quando se tocam.
Gritos de quando alguém está pulando de algum lugar bem alto.
Interage com o irmão que faz o papel de outro personagem, porém quando percebe que o adulto está observando, ficam sem graça.
As crianças mesmo após a filmagem permaneceram por longo período a brincadeira.
Durante toda brincadeira não se desfazem de seus adereços, que são utilizados o tempo todo na batalha.
- ANALISE ( Opinião dos autores, casamento da pratica com a teoria)
Para a autora Kishimoto, a brincadeira de faz de conta é a que deixa mais evidente a presença de situação imaginária, onde a criança desenvolve a representação e linguagem, em torno dos 2 – 3 anos de idade a criança começa a alterar os significados de objetos, situações, expressar suas vontades, sonhos e fantasias e a assumir papéis presentes do seu contexto social, ou seja, no qual ela presencia e vive em seu dia a dia. A brincadeira de faz de conta não só ajuda no desenvolvimento do imaginário da criança, mas também a expressão de regras implícitas que se materializam nos temas das brincadeiras, o conteúdo do imaginário das crianças é fruto das experiências vividas por elas em diferentes momentos e cenários. A brincadeira de faz de conta é muito importante, uma vez que a criança se apropria do conceito de símbolo, conseguindo assim alterar e dar novos significados de objetos, situações, desenvolvendo assim a função simbólica que garante a racionalidade ao ser humano, ao brincar com esta modalidade a criança está aprendendo a criar símbolos.
...