Trabalho de Gestão escolar Além dos muros
Por: tania nascimento barbosa correa tania correa • 5/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 112 Visualizações
APRESENTAÇÃO
O presente estudo vai tratar da atuação do Pedagogo em espaços não escolares, e o interesse para compreender o trabalho decorre das maneiras de como a sociedade entende e limita a atuação do pedagogo, no entanto a formação do pedagogo não se define somente à docência porque ele pode atuar em diversas áreas em espaços não formais como: hospitais, ONGs, igrejas e outros.
JUSTIFICATIVA: É importante mostrar a atuação do pedagogo em diferentes ambientes, formando assim uma educação mais integradora e inclusiva, ou seja que todos os cidadãos não dependendo de sua faixa etária ou classe social possuem o mesmo direito do acesso à educação, ficando assim eliminadas todas as formas de preconceito e desigualdade para com aqueles que possuem certas limitações e dificuldades de obterem uma assistência mais significativa e enriquecedora
OBJETIVO GERAL: O objetivo desta pesquisa é investigar quais as várias funções que o pedagogo tem no mundo do trabalho, redefinindo a sua atuação profissional como pedagogo, e analisando as diversas áreas de atuação dos espaços não escolares na sociedade.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Mostrar as diferentes atuações do pedagogo e suas diferentes esferas em ambientes não formais.
Dando ênfase a uma educação libertadora, que não se limita apenas as atividades repetitivas das salas de aula de ambientes escolares.
Fornecendo à vários grupos de indivíduos oportunidades de se socializarem e serem incluídos em uma sociedade justa e acolhedora.
PÚBLICO ALVO: ONGs, hospitais, penitenciárias e empresas.
Metas atingir: final desse projeto de intervenção se espera que os objetivos iniciais tenham sido alcançados, onde tenha sido possível observar a amplitude do pedagogo em diferentes áreas e instituições não escolares defendendo uma educação fora da passividade e repetição das salas de aula projeto de intervenção se espera que os objetivos iniciais tenham sido alcançados, onde tenha sido possível observar a amplitude do pedagogo em diferentes áreas e instituições não escolares defendendo uma educação fora da passividade e repetição das salas de aula.
2. ETAPA DO PROJETO
Etapa 1:primeira semana visitas à diferentes ONGs com o objetivo de entrevistar pedagogos sociais e colher seus depoimentos de como se realiza o trabalho de pedagogo em ambiente não escolar.
Etapa 2: segunda semana, visita à diversos hospitais a fim de conhecer o importante papel que exerce o pedagogo hospitalar, que acompanha o planejamento escolar e auxilia a criança na continuação dos estudos para que não haja prejuízo no retorno às aulas.
Etapa 3: Terceira semana, visita às penitenciárias onde houve diversas conversas com os pedagogos que relataram como funciona e como é organizado o ensino do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para os detentos.
Etapa 4: Quarta semana, visita aos bancos, conversa com o pedagogo responsável na área de acolhimento e ambientação de novos colaboradores, treinamentos e formação continuada dos colaboradores.
METODOLOGIA
Metodologia usada para atingir os objetivos desse projeto está dividida em 4 etapas correspondendo há 4 semanas, totalizando um mês de duração.
RECURSOS MATERIAIS:
canetas
agendas para anotações
celulares
tablets
gravadores
notebooks
vans para transporte.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
DATA ATIVIDADE
DESENVOLVIDA HORAS
03/08/2020
á
07/08/2020
1° semana
Visitas a diversos tipos de ONGS para entrevista e conhecer melhor o trabalho de um pedagogo social. 13hs às 15hs
2:00 horas de entrevista
10/08/2020
á
14/08/2020 2º semana
Visitas de vários hospitais e conversa, com o pedagogo e conhecer sua forma de trabalho. 13hs às 15hs
2:00 horas de entrevista
17/08/2020
á
21/08/2020 3° semana
Nesta semana a visita será nos presídios para observar. Funcionamento do EJA (educação de jovens e adultos). 13hs às 15hs
2;00 horas de entrevista
24/08/2020
a
28/08/2020 4° semana
Ultima
...