Trabalho de conclusao de curso
Por: piage • 18/12/2016 • Trabalho acadêmico • 4.153 Palavras (17 Páginas) • 268 Visualizações
IPB - INSTITUTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EAD
EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS ESPECIAIS
BELO HORIZONTE-MG 2016
Solange Patrocínio Dias[pic 1]
EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS ESPECIAIS
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao requisito para obtenção de título de pós-graduação, ao IPB INSTITUTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO em educação especial para alunos especiais.
BELO HORIZONTE – MG-2016
Solange Patrocínio Dias[pic 2]
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------5
2- JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------------------6
3- OBJETIVO --------- -----------------------------------------------------------------------------6
4- MARCO TEÓRICO -----------------------------------------------------------------------------6/7
4.1- O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA? ------------------------------------------------------8
4.2- O QUE É EDUCAÇÃO ESPECIAL? --------------------------------------------------------9
4.3-CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM EDUCAÇÃO. ESPECIAL-----------------------10/11
4.4-UMA ESCOLA PARA TODOS----------------------------------------------------------------12
5- CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------------13
6- REFERENCIAS------------------------------------------------------------------------------------14
EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS ESPECIAIS
Solange Patrocínio Dias[1]
RESUMO: Este trabalho é fruto de observações feitas em crianças com necessidades especiais, afim, de trazê-las para o convívio escolar, o foco principal aborda a capacidade de alfabetização, de inclusão e de revisão das práticas escolares. O processo da educação inclusiva de crianças especiais, no ensino regular é uma situação real, a mesma deve ser feita com muita propriedade, responsabilidade e respeito. Essa é a questão, como as recebes no ensino regular, qual a relação da incorporação dessas crianças na sala de aula, como os pais podem ajudar essa árdua tarefa de incluir seres humanos numa sociedade preconceituosa , quanto ao currículo, o preparo dos docentes, pois todos se tornam membro de uma única tarefa ou um mesmo conjunto educacional e para telas em sala de aula e preciso compreender as suas necessidades, capacidades , entender que apesar das dificuldades uma criança especial é capaz de ser alfabetizada.
PALAVRAS CHAVE: Inclusão, emancipação, liberdade e independência.
ABSTRACT: This paper is the result of observations made with children with special needs, in order, to bring them to school life, the main focus addresses the ability of literacy, inclusion and review of school practices. The process of inclusive education for special children in mainstream education is a real situation; it should be done with propriety, responsibility and respect. That is the question, how to receive them in the mainstream, what is the relationship of the incorporation of these children in the classroom, how parents can help this arduous task to include humans in a prejudiced society, as the curriculum, the preparation of teachers, since everybody becomes a member of a single task or even educational set and screens in the classroom and to understand their needs skills, understand that despite the difficulties a special child is able to be literate.
KEYWORDS: Inclusion, empowerment, freedom and independence
1-INTRODUÇÃO.
A educação inclusiva é uma temática atual e que tem causado discussões no âmbito educacional brasileiro e mundial, sendo que somente há poucos anos as crianças brasileiras com dificuldades educacionais têm um amparo jurídico que as reserva o direito de uma educação inclusiva. Diante de tal fato as instituições educacionais não se preparam para acolher as mesmas, pois não basta apenas te-las em sala de aula, é preciso que o momento seja de muito aprendizado e de muita dedicação.
É necessário prepara uma escola para acolher essas crianças deficientes mentais na escola inclusiva, a mesma terá de fazer uma adequação dos seus espaços de seu currículo, para Mantoam (2001) este deve possuir conteúdo comum e conteúdos específicos, e conteúdos adjuntos que varia de acordo com a dificuldade.
Outro aspecto importante no processo da educação inclusiva, são os conhecimentos do professor, o mesmo tem que ter conhecimentos teóricos que lhes proporcionarão uma maior segurança e confiabilidade no seu trabalho.
Assim a partir desse momento a criança passa a fazer parte do conjunto de educação da escola não apenas como espectadora, mas agora como ator da peça escolar que deve contar com a participação ativa da família e da equipe docente por meio dos conhecimentos teóricos que lhes darão confiabilidade, para a realização do trabalho eficiente.
É importante ressalta a importância da participação das famílias no processo de escolarização, pois a educação inclusiva deve ocorre desde os primeiros anos de vida da criança os pais sabiamente evitam a superproteção, até mesmo a negligência, ou realiza atividades simples como passeios, um convívio com as outras pessoas. Segundo Canning & Pueschel (1993, p.105): As famílias tendem a criar expectativas que depois não alcançadas, criam uma barreira com relação ao trabalho docente e atrapalha o desenvolvimento da criança que é naturalmente lento, observa-se a necessidade de um diálogo com a família, pois a mesma precisa da continuidade ao trabalho escolar para um maior aproveitamento do processo ensino-aprendizagem.
...