Trabalho de curriculo e ensino de matemática
Por: marcelino1983 • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
O currículo escolar tem hoje uma dimensão muito ampla que incluem propósitos, conteúdos, métodos e procedimento de avaliação uma mudança curricular constitui se numa proposta de nova metodologia, abordagem e novo sistema de avaliação. Justificam mudanças no currículo escolar motivos tais como:qualidade da educação,demandas econômicas e sociais,universalização do ensino e uma educação de qualidade para todos,transformações tecnológicos entre outros.
Atualmente um dos principais objetivos da educação é procurar personalizar o ensino, respeitando a diferença de ritmos e aprendizagem de cada aluno, tornando o ensino de matemática mais divertido, motivador e desafiador necessariamente aliado a construção e formalização dos conceitos relacionados a disciplina em questão.
No ensino da matemática, um trabalho com jogos representa uma atividade lúdica que quando intencionalmente utilizado pelo professor além de propiciar o aprender brincando deve ter o objetivo de desenvolver linguagem matemática, trabalhar estratégia de resolução de problemas e também resolver raciocínio lógico.
No Brasil, os parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática (PCNs 1998) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em relação a inserção de jogos no ensino da matemática pontuam que estes,constituem uma forma interessante de propor problemas,pois permitem que este sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração das estratégias de resolução de problemas e busca de soluções.
Conforme Alves, a produção de uma nova forma de organização do trabalho didático, exige a incorporação de outros recursos tecnológicos que não o manual didático e sim o domínio do conhecimento curricular por parte do educador, pois na perspectiva do estudante a escola, além de ministrar ensino,deve transmitir cultura daí a necessidade de bibliotecas e de livros que assegurando respeito entre partes que dentro dela convivem,evidencia se de que a formação do cidadão não lhes é neutra e para tanto, esta instituição social deve ser pública e de todos, neles devem ser dosados, equilibradamente direitos e deveres do cidadão.
Dados Bibliográficos:
A produção da Escola Pública Contemporânea/Gilberto Luiz Alves-3ed. rev-Campinas,SP:Autores Associados,2005
Ministério da Educação. PCNs, Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC.
...