Trabalho de grupo
Por: decooliveira • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE
LICENCIATURA EM: PEDAGOGIA
PROFESSOR TUTOR: MARLUCI CONSUELO DEL POMO PEREIRA
CARIACICA – ES
2015
Trabalho em grupo
Etapa – 02
Componente- Gestão Educacional
INTEGRANTES DO GRUPO: NOVA VISÃO
ANNA CARLA DA SILVA OLIVEIRA,
DENIZE DE AMORIM PROCESSO OLIVEIRA,
IDERLENE MARCIA RODRIGUES,
LUANNA FERREIRA THEODORO,
TATIANA VIEIRA RIBEIRO,
WELLEN DE OLIVEIRA DA SILVA
Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências da 2ª etapa do curso de Licenciatura em Pedagogia á distância, sob a orientação do Professor Tutor Marluci Consuelo Del Pomo Pereira
CARIACICA – ES
2015
Gestão Educacional nos dias de hoje
Através da descentralização educativa e escolar, sustentada pelos conceitos de autonomia, flexibilidade, individualização e poder local, assim esta sendo feita a Gestão Educacional nas escolas brasileiras. Esta sendo um desafio esse novo modelo de gestão nas escolas, mas é uma mudança de maneira de pensar e implementar a gestão dos sistemas educativos, por isso corre lentamente. Passa-se pela democratização da escola sob dois aspectos: interno - que contempla os processos administrativos, a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos; externo - ligado à função social da escola, na forma como produz, divulga e socializa o conhecimento, coisa que não acontecia no modelo tradicional de administração escolar.
A gestão está sendo ampliada aos setores responsáveis, a autonomia veem em resposta aos requisitos da sociedade atual - que exige decisões cada vez mais ágeis e eficazes- o princípio da autonomia da escola permite um rápido atendimento às demandas, que também serão resolvidas de acordo com as peculiaridades de cada localidade, por meio da utilização eficiente dos recursos e da demonstração dos resultados, que se tornam pré-requisitos para a organização do sistema educacional, a partir desse novo modelo.
A capacitação em gestão é fundamental, pois contribui para a reflexão e a avaliação das práticas de gestão, o que oportuniza a abertura para implementar mudanças e inovar. “Para ter sucesso perante a competitividade das instituições, há necessidade de a escola manter diferenciais sólidos e visíveis, atitudes inovadoras e coesas da gestão com as equipes administrativa e pedagógica”. A capacitação dos integrantes da equipe gestora, ao qualificar práticas que asseguram a sustentabilidade da organização de ensino, impulsiona, agiliza e cria condições para análises comparativas e tomada de decisões.
O gestor escolar desempenha várias funções atendendo à demanda de diversos setores que dependem do seu trabalho, da sua criatividade e do seu bom relacionamento. Atua nos campos de gestão do seu pessoal, dos recursos materiais e financeiros, mas, principalmente pelo ensino e aprendizagem, que é a sua razão de ser.
Atualmente o administrador escolar atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino, não é mais aquele que manda, e sim aquele que coordena a construção coletiva da ação educacional e pedagógica da escola, propiciando uma gestão participativa democrática.
...