Três dimensões da educação fisica jogos e brincadeiras
Por: Nathaliacrisro • 5/10/2020 • Trabalho acadêmico • 643 Palavras (3 Páginas) • 897 Visualizações
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor: Robson Amaral da Silva.
Aluno(a): Nathália Cristina de Oliveira Rosa.
RA: 8036552
Portfólio: Organização de um trabalho pedagógico de mapeamento do patrimônio cultural em três dimensões.
Para esta atividade será utilizado uma brincadeira denominado como “batata quente”, poderá ser aplicado na aula de Educação Física em cerca de 30 até 45 minutos, para crianças do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola pública periférica.
Esta atividade pode ser elaborada ao ar livre ou no ambiente de sala de aula. Serão utilizados como material uma bola ou outro objeto e uma venda.
As crianças precisão estar sentadas, com as pernas cruzadas, formando um circúlo ( o qual varia de tamanho devido ao número de crianças). Será vendada apenas uma criança a qual terá em suas mãos a bola que representará a “batata quente” e ela estará sentada no meio da roda, no círculo cada criança deverá passar a bola para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam ‘Batata quente, quente, quente, quente…’ Sendo que a qualquer momento a criança que está vendada pode gritar: “Queimou!” Quem estiver com a bola em suas mãos neste instante será o próximo jogador a ir para o meio da roda.
Dimensão Conceitual
Não se sabe ao certo a origem desta brincadeira. Mas a brincadeira era muito jogada no século XIX. O objeto utilizado era do mesmo formato qu o Spudsie (boneco utilizado na brincadeira americana,chamada Hot Potato). Nele, havia um temporizador de contagem regressiva e música e também o Shockball, que dá choque ao final de determinado período de tempo.
Hoje em dia tem brinquedos especializados para essa brincadeira, comobonecos de pano em formato de batata ou brinquedos que também emitem sons e até mesmo vozes programadas.
Dimensão Procedimental
Este jogo tem como objetivo trabalhar com a criança a cordenação motora, atenção, agilidade e principalmente a socialização.
Para aumentar a dificuldade, o jogador que está sentado no centro da roda pode dar ‘ordens’ a outros participantes. Podendo gritar ‘Meia-volta!’, dito isso, a bola deve girar no sentido contrário; ‘Com uma mão!’, com essa nova ‘ordem’ os jogadores passam a bola entre si com uma mão só.
Dimensão Atitudinal
A brincadeira batata quente é um jogo em que os participantes testarão a sua agilidade e percepção diante as comandas que estavm vindo diante de si, sendo uma disputa com vários jogadores, mas possuindo apenas um vencedor. Diante disso pode gerar alguns conflitos, aonde o professor pode intervir e ensinar alguns valores, atitudes e normas para uma melhor convivência, como por exemplo:
Respeito: Esperar a sua vez ao chegar a bola em suas mãos, não puxando da mão de outro ou até mesmo querendo acelerar a velocidade da brincadeira, procurando a entender que todos temos o nosso momento e as nossa limitações;
Esportiva: aceitar e entender que há momento que vamos vencer e também vamos perder;
Honestidade: não sendo permitido tentar trapacear diante das regras, como por exemplo, mesmo quando o jogador central diga a palavra “Queimou!” jogar a bola para outro jogador e tentar facilitar a sua própria continuação no jogo.
...