UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Por: priscilaBia • 12/5/2022 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Priscila da Silva Feitoza Gomes
Matricula: 202203680625
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC 2022.1
Sumário
1.Introdução....................................3
2.Desenvolvimento..........................4
3.Considerações Finais...................5
4.Referencias ..................................6
Introdução
Existe uma forte relação entre o direito de aprender e a educação inclusiva. A educação inclusiva significa que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, são educados juntos na mesma sala de aula. Este direito de aprender é especialmente importante para estudantes com deficiências, que muitas vezes enfrentam discriminação e exclusão na educação. O movimento de inclusão educacional é repleto de muitos desafios em todos os níveis e etapas da educação. Aprender e ensinar em escolas que promovem a inclusão requer uma série de mudanças, desde a reformulação de currículos até a revisão de práticas e conceitos educacionais. Embora a inclusão de muitos alunos com deficiências nas escolas formais se limite à inclusão escolar, é certo que se trata de um processo que incluir uma ampla gama de requisitos: formação, infraestrutura, materiais e suporte especiais, recursos didáticos, métodos, etc. Para que nossa escolas e educação sejam efetivamente inclusivas, é preciso garantir que cada aluno tenha o direito de ser diferente. A constituição Brasileira de 1988 garante a todos os brasileiros, especialmente as crianças, o direito de receber e permanecer nas escolas, do ensino básico ao superior.
Desenvolvimento
A inclusão, significa adotar orientações pedagógicas e metodológicas que possibilitem a cada aluno atingir seu potencial e atingir seu pleno potencial acadêmico e social. Inclusão também significa trabalhar com famílias e comunidades para promover um ambiente que respeite a diversidade e o direito de aprender. É uma forma de pensar a educação baseada na crença de que todos os alunos podem aprender se tiverem oportunidade. A educação inclusiva concentra-se nos pontos fortes e nas habilidades de cada aluno.
Projeto: Educação Inclusiva para Todos
Tema: Alfabetização de crianças autistas
Serie: 1° ano do ensino fundamental
Objetivo: Linguagem oral e Linguagem Escrita
Objetivo especifico: Desenvolver a percepção visual, auditiva e coordenação.
Justificativa do projeto: Diante do alto nível de crianças com autismo e as dificuldades de aprendizagem desse grupo, é importante buscar novos métodos de ensino, principalmente para que esse grupo se integre adequadamente à sociedade, pois todo tem o direito de conhecer e ser exposto ao autismo. Conforme consta no Capítulo V da Diretriz Nacional de Educação e Lei Básica (LDB) referente à educação especial, as crianças da escola regular são garantidas por lei.
...