Um Projeto Integrador
Por: kaerafa • 31/5/2016 • Monografia • 4.111 Palavras (17 Páginas) • 316 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as consequências de vítimas de maus tratos, sendo eles em ambiente escolar ou não. Baseado em uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade Federal de São Carlos, obtivemos números significativos de alunos que sofreram bullying ou ameaças dentro do âmbito escolar da periferia e da região central da cidade de Presidente Prudente. A pesquisa mostra as formas de sentimentos expressados por alunos logo após sofrer a agressão, sendo ela física ou verbal. Alunos demonstram tristeza, vergonha, entre outros. Há vítimas de bullying que não leva essa agressão de forma tão negativa para sua vida e consegue se lhe dar com a situação, porém tem indivíduos que sofrem com isso e acabam por buscar ajuda de professores, profissionais esses que podem estar preparados para lhe dar com o assunto e outros nem tanto assim. Pesquisas nos mostram também que a grande parte dos agressores são indivíduos que sofreram maus tratos no passado, deixando neles traumas que jamais serão apagados da memória.
Palavras-chave: Bullying; Violência; Maus-tratos; Ambiente escolar.
ABSTRACT
This study aims to increase knowledge of the consequences of victims of ill-treatment while they were at school environment or not. Based on a survey conducted by students of the Federal University of São Carlos, we obtained significant numbers of students who have experienced bullying or threats within the school environment from the periphery and the center of the city of PresidentePrudente. Research shows forms of sentiments expressed by students after suffering aggression, it is physical or verbal. Students demonstrate sadness, shame, among others. There are victims of bullying does not take this aggression so negatively to your life and can give you the situation, but has individuals who suffer from it and end up seeking help from teachers, professionals, those who may be prepared to give you it and others not so well. Research also shows us that most of the perpetrators are individuals who have suffered abuse in the past, leaving them traumas that will never be erased from memory.
Key-words: Bullying;Violence;Mistreatment;School-environment.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
TEPT | Transtorno de Estresse Pós-Traumático |
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................07
2. DEFINIÇÃO DE BULLYING..........................................................................09
2.1 Cyberbullying.............................................................................................11
3. LEGISLAÇÃO BULLYING ESCOLAR.........................................................12
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................15
REFERÊNCIAS.................................................................................................16
ANEXOS............................................................................................................17
INTRODUÇÃO
Pesquisas relatam atos que assustam e aterrorizam muitas pessoas sem exceção nenhuma, dentro e fora do ambiente escolar. O bullying é uma violência que assombra crianças e adultos, é uma prática realizada por pessoas que geralmente sofrem ou sofreram desse mal.
A partir de pesquisas que foram realizadas compreende-se que alunos de 5º e 8º anos possui um número significativo de crianças que sofrem ou sofreram ameaças físicas e/ou verbais, o que levam esses alunos ameaçados a terem uma autoestima baixa e desenvolver um bloqueio mental para determinadas situações ao longo dos anos.
Um aluno ameaçado, agredido verbalmente ou fisicamente durante sua infância e/ou sua adolescência, tem grandes chances de crescer um individuo inseguro e com consequências graves, como: depressão, desejar ficar sozinho na maior parte do tempo, se sentir incapaz para atividades da própria rotina, entre outros.
Pesquisas levantam resultados de pessoas que sofrem qualquer tipo de agressão e qual é o conhecimento deles sobre o assunto.
O objetivo da análise é transmitir conhecimentos sobre o contexto, que preocupa uma sociedade inteira, por isso é de suma importância buscar uma base teórica que colaborasse para o entendimento de comportamentos tão “bruscos”, que se encontra principalmente no campo escolar, o que causa, e quais suas consequências para todos. As crianças e adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com emoções impresumíveis, tendo a tendência de apanhar sérios problemas de relacionamento, e comportamentos agressivos.
É relevante ter a atenção quando trata sobre questões de maus tratos, sendo eles em ambientes escolares ou não. Questões que leva um sujeito maltratar, ofender e até mesmo agredir um indivíduo que muitas vezes não tem coragem de se defender.
Antigamente as violências sendo ou não em ambientes escolares, não eram dadas tamanhas importância que hoje possui. Diante de tamanhos questionamentos, veio a escolha desse tema problemático, algo que precisa ao menos ser visto com outros olhos.
A partir de pesquisas que foram feiras em âmbito escolar, pode-se notar que alunos de 5º e 8º ano possuem um número significativo de crianças que sofrem ou sofreram ameaças físicas e/ou verbais, o que levam esses alunos ameaçados a terem uma autoestima baixa e desenvolver um bloqueio mental para determinadas situações ao longo dos anos.
...