Vivencias Escolares
Por: lindakaka • 26/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
- INTRODUÇÃO
Estarei aqui compartilhando um pouco das minhas experiências vividas na época da escola, da minha pré-escola, situações vividas com muitos colegas, aulas que gostei e outras que detestei, creio que pela falta de planejamento ou não, umas eram atraentes e outras eu não queria nem participar, então estarei relatando histórias que me motivou a falar dessa experiência.
- DESENVOLVIMENTO
Recordar o tempo de escola, do prézinho chega a ser um tanto emocionante, por que, não é algo que agente faz com naturalidade, você tem que voltar a fita do cérebro e buscar lá no as informações que se encontram ainda vivinhas, e por sinal da uma sensação muito boa.
Então vamos lá, a pré-escola, havia uma rotina, algo cronometrado, me lembro, sim das pinturas, do cheiro da cola na hora de fazer os trabalhos de colagens, desenhos mimeografados, já prontos, só para contornar. E como a pré escola é uma fase de muito brincar não via a hora de irmos para o parquinho, pular, balançar, correr e brincar muito. Devido ao planejamento com certeza tínhamos que aguardar o horário de brincar.
A primeira série já foi algo mais profundo, até hoje me lembro o nome da minha professora “Ormanda” eu amava essa professora ela era a melhor e até hoje pra dizer a verdade não encontrei nenhuma igual, não sei se é o fato de fazer o trabalho com amor que faz a diferença, não sei, quem sabe a forma como ela ensinava, quem sabe, não é verdade?, começava a alfabetização, aprendia-se o alfabeto, as vogais, os números, as continhas, tudo tinha um tempo a ser obedecido.
A segunda série, fase para mim com lembranças doloridas, gostava também da professora, mas foi nessa série que eu quebrei o meu braço e daí... tive que aprender até mesmo escrever coma mão esquerda, me recordo bem de um ditado que a professora fez, ela disse que eu não precisava fazer por que não tinha condições, mas eu insisti e fiz com a mão esquerda e consegui, para mim foi uma conquista de peso, recordações dessa fase são os próprios ditados, para a nossa avaliação da qual a professora sabia se o aluno estava alfabetizado, iniciava com uma matéria e depois outra e assim por diante, a professora sempre com seu material de apoio.
A terceira série foi uma fase que até hoje eu não gosto de me lembrar, por que foi a série em que eu reprovei e fiquei indignada por que meus pais não iam na escola para saber o motivo da reprovação, e eu não sei se naquela época a educação escolar era levado tão a série como nos dias de hoje, por que a minha professora chegou ao 3º bimestre e disse que eu já estava reprovada e nem explicou o por quê e também nem se interessou em me ensinar e é algo que para mim nos dias de hoje é complicado, é como se algo não foi resolvido, entendeu?, recordo-me sim de que sempre que entrava na sala de aula a professora trazia um monte de livros nos braços muitas das vezes pedia até ajuda dos alunos para carregar, e as aulas tinha sim um currículo que devia ser obedecido, português, matemática, ciências, educação física, ensino religioso, e dentre outras.
Cada serie que fiz sempre tinha uma situação em que se via o planejamento do professor, a aula de artes, de educação física, a de português, os ditados eram para nos deixar atentos, preparados com o conteúdo, então é claro exigia que a atenção fosse certa.
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
O ato de planejar faz parte do ser humano, nas varias estancias da vida, seja pessoal ou profissional, pois construímos objetivos e somos direcionados para concretizá-los, assim, sempre estamos enfrentando desafios e situações que necessitam de planejamento. O planejamento de ensino consiste na previsão da ação a ser realizada, partindo das necessidades, estabelecendo objetivos, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação, sempre voltado para a leitura crítica da realidade, assim, a ação de planejar é uma reflexão, antes de ir para a prática. O planejamento envolve organização das atividades, que permite o direcionamento do mediador, dessa forma, apresenta-se como um processo reflexivo de intervenção na realidade. Devemos enquanto docente considerar a realidade do nosso aluno, bem como o contexto que esta inserido, o aluno, de onde ele vem, de que forma vive, e sua estrutura econômica, devemos analisar os pré-requisitos como o seu nível de desenvolvimento, a escola e as condições que são oferecidas também.
...