À Importância Da Literatura No Ensino Fundamental
Por: Ariostoeleia • 9/6/2023 • Trabalho acadêmico • 3.551 Palavras (15 Páginas) • 78 Visualizações
UNIVERSIDADE UNOPAR
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
pedagogia
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Caldas Novas-GO
2022
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
INTRODUÇÃO (apresentação do tema)
O tema escolhido para esse projeto educativo foi à importância da literatura no Ensino Fundamental para a aprendizagem significativa, onde se pretende abordar de modo mais profundo como a leitura pode auxiliar os alunos na aquisição da aprendizagem em relação a escrita e a leitura.
Por meio de atividades que envolvem a leitura os alunos podem se sentir mais propícios a aprendizagem significativa, uma vez que lendo ou ouvindo alguém ler, eles têm maior interesse em aprender o que está escrito nos livros. A literatura disponível hoje nas escolas e em outros contextos sociais são as mais diversas e tem a função de levar a criança a querer aprender a ler para descobrir o que está escrito nos livros.
Os laços entre a literatura e a escola surgem com características pedagógicas, por meio dos quais a literatura tem a finalidade de instruir e formar o caráter da criança, ainda hoje em muitas instituições de ensino essa visão se perpetua. Além dessa ligação com o pedagógico, há também a preocupação em estimular os consumidores das obras impressas.
Os livros se configuram como um importante elemento que chama a atenção das crianças no ambiente escolar. Desde cedo elas se sentem atraídas pelas figuras e letras que neles estão impressas. Sabe-se que as crianças têm forte ligação com os livros de Literatura Infantil, pois esses divertem, estimulam a imaginação, desenvolvem o raciocínio e permitem uma melhor compreensão do mundo.
Para que as crianças tenham acesso a essa infinidade de conhecimentos faz-se necessário que dominem o processo da leitura, processo este que está intimamente ligado à educação escolar.
Dessa maneira as possibilidades que o uso da Literatura Infantil pode colaborar no processo de alfabetização são linhas norteadoras que podem e devem estar presentes no cotidiano escolar das crianças desde muito cedo. Deve-se lembrar de que a partir do momento que a criança entra em contato oral com o universo literário já inicia o desenvolvimento das habilidades que a tornarão um leitor eficiente.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Compreender as principais dificuldades de aprendizagem da escrita e leitura no processo de alfabetização: alunos do 1º ano Ensino Fundamental.
Objetivos específicos
- Relacionar o que é leitura e escrita.
- Selecionar o referencial teórico que dará embasamento á pesquisa;
- Identificar a partir da pesquisa bibliográfica as principais dificuldades da escrita e leitura neste processo de alfabetização.
- Discutir alternativas metodológicas para o enfrentamento das dificuldades da leitura e escrita.
PROBLEMATIZAÇÃO
É imprescindível perceber o quanto a literatura desempenha um papel relevante para a capacidade leitura do aluno, auxiliando também no processo de aquisição da escrita. Por meio da leitura de diferentes gêneros textuais o aluno aprende de modo mais completo a inter-relacionar seus conhecimentos de mundo, de acordo com o que ler escuta.
Ademais, as estratégias requerem tanto consciência dos objetivos perseguidos como autocontrole em relação ao comportamento executado para o alcance do objetivo, avaliando-o, supervisionando-o ou modificando-o.
As estratégias de leitura são capacidades cognitivas de ordem mais elevada e intimamente ligadas à meta cognição. Elas permitem uma atuação inteligente e planejada da atividade de leitura, já que, enquanto ações meta cognitivas, permitem conhecer sobre o próprio conhecimento.
A escola deve ser o ambiente maior de oferta de livros de variadas formas, cores e histórias que levem a criança a outros universos através da leitura. Para que atividades envolvendo a literatura infantil faça sentido para o aluno, o professor precisa desenvolver estratégias que sejam adequadas para a faixa etária do aluno e que supram suas necessidades de aprendizagem.
Hoje em dia a escola costuma oferecer atividades de leitura de modo descontextualizado e tradicional, que não chamam a atenção das crianças, fazendo-o perder o interesse pela leitura.
Sem falar no fato de que grande maioria das crianças só tem contato com os livros na escola, já que em casa costuma m se entreter com recursos tecnológicos, tais como televisão, celular, videogame, entre outros. Pensando em como introduzir a leitura de modo significativo no ambiente escolar, surge algumas questões que deram origem problematização desse projeto: como a escola pode desenvolver ações e estratégias metodológicas que incentivem o uso da literatura infantil como método de ensino? Como a literatura infantil influencia no processo de leitura escrita?
Também a partir do planejamento e execução desse projeto busca-se elucidar alguns assuntos concernentes a leitura de modo claro e objetivo, verificando como a literatura beneficia as práticas escolares de leitura e escrita.
Vale ressaltar que para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a informação do leitor - letrado? A parceria da escola e a família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista a formação de leitores apaixonados por livros?
REFERENCIAL TEÓRICO
O ato de ler é condicionado pela escrita, ou seja, para aprender a ler e a escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual. Ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
As crianças vivem em contato com vários tipos de escrita no seu dia-a-dia. Então cabe ao professor, juntamente com os alunos, refletir sobre as possibilidades da escrita, e observar que marcas muito individual restringem a possibilidade de leitura e que, para facilitar a comunicação entre todas as pessoas de uma sociedade, é que se estabeleceu um código, se convencionou um desenho para as letras.
...