Ética Educacional
Por: gustavozanatta • 30/5/2016 • Artigo • 2.022 Palavras (9 Páginas) • 309 Visualizações
ÉTICA
Gustavo Zanatta[1]
RESUMO
No presente artigo, pretendesse abordar o assunto ética, apresentar diferentes ideias e conceitos de diferentes autores sobre o assunto. O que se entende por ética, como estamos sempre em busca de sermos “seres éticos”. Todo homem possui um senso ético, diariamente julgando e sendo julgado por atitudes que o tornam ético. A ética está relacionada diretamente ao modo em que agimos e como controlamos nossos impulsos. Como alimentamos nosso coração, sempre em busca de atitudes e ações que visam o bem comum, a melhoria da vida em sociedade, os valores necessários para o objetivo maior ser alcançado. O bem como princípio fundamental da ética, o fazer o bem para obtermos uma sociedade mais justa, amiga, e por que não dizer amável.
Palavras Chaves: Ética; Bem; Sociedade.
Abstract
In this article, intended to approach the subject ethics, have different ideas and concepts of different authors on the subject. What is meant by ethics, as we are always looking to be "ethical beings." Every man has an ethical sense, daily judging and being judged by attitudes that make it ethical. Ethics is directly related to the way we act and how we control our impulses. We feed our hearts, always looking for attitudes and actions aimed at the common good, the improvement of society, the values needed for the ultimate goal be achieved. And the fundamental principle of ethics, do good to obtain a fairer society, friend, and why not say kind.
1 INTRODUÇÃO
Conceituar ética nos dias atuais é uma tarefa difícil, pois os acontecimentos recentes no nosso país e no mundo torna essa palavra um tanto obsoleta. Através de nossas atitudes e comportamentos na sociedade é que podemos desenvolver valores éticos que nos torne cidadãos de bem.
A ética é algo maior, envolve os mais nobres dos atributos do ser humano, ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. O seu objetivo é tornar a convivência em sociedade mais harmônica e pacifica, onde o bem estar seja comum a todos.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo estudos realizados o termo ética deriva do grego ethos (Caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores e princípios que norteiam a pessoa na conduta de uma sociedade. Do ponto de vista da filosofia, a ética é a ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
A ética também está presente em grupos e locais neste sentido podemos citar a ética profissional, ética politica, ética educacional, etc.
Então quando falamos de ética lembramos dos valores mais nobres de nós seres humanos, respeito, bondade, honestidade, amor, e outra infinidade de atributos que constroem um comportamento ético. O bem é a finalidade da ética, ou seja, um comportamento ético visa sempre o bem, seja para si ou para o próximo.
Toda a arte e toda indagação, assim como toda ação e todo o propósito, visam algum bem. Aristóteles (1999 apud CHALITA 2003 p.44)
Segundo Aristóteles a ética garante que a comunidade viva de maneira justa e que todas as pessoas possam ser felizes, individualmente ou como parte de uma unidade maior, que a ética deve estar no coração de todos, deve ser uma presença concreta no espirito para que a vida em sociedade seja realmente boa.
Ético então é todo aquele que no ato de realizar toda e qualquer atividade, seja tomado pela vontade de fazer bem e para o bem de todos. Um profissional seja ele qual for, deve prestar seu serviço com o intuito de dar o seu melhor, beneficiando sempre o seu solicitante. Um educador fazer com que seus educandos busquem o conhecimento e cresça em sabedoria, para que também este seja um sujeito integro e ético.
Na visão de Freire (2015, p.24):
“Devemos fazer uma crítica permanente aos desvios fáceis com que somos tentados, às vezes ou quase sempre, a deixar as dificuldades que os caminhos verdadeiros podem nos colocar. Mulheres e homens seres históricos-sociais, nos tornando capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nós fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, ente nós, para ser.”
Não é possível pensar os seres humanos longe, se quer da ética, quanto mais fora dela. Estar longe ou, pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão.
Não devemos cair na pequenez de resumir ética, em uma forma em que se entenda que possamos obtê-la com se fosse um objeto, resumindo, nos equivocamos em dizer que uma pessoa possui ética ou que não a possui. A ética é algo que deve fazer parte da nossa vida, não como objeto, mas sim como elemento indispensável na vida.
Caso pensarmos assim, ética como objeto, ora o sujeito a tem e hora não, imagine como se a ética fosse um óculo de sol, a pessoa tem a ética, mas usa quando acha necessário, usa às vezes, em dias ensolarados, ou nem nesses. Já a ética como elemento de vida, torna -se uma parte do ser humano, não podendo ser esquecida em casa como a ética objeto.
Segundo Cortella a única coisa que garante a nossa capacidade de lidar com dilemas éticos, é a nossa integridade. A dificuldade de responder às três grandes questões da vida humana: “Quero?”, “Posso?”, “Devo?”. Há coisas que eu quero, mas não devo; há coisas que eu devo, mas não posso; há coisas que eu posso, mas não quero. A paz de espírito e a felicidade só existem quando se conciliam esses princípios.
Na visão de Chalita (2003) podemos dividir a ética em dez mandamentos. Sendo o primeiro “Fazer o bem”, o autor escreve que poderíamos listar uma infinidade de características positivas e belas, todas elas desejadas pela ética.
Mas que ela poderia ser traduzida pela palavra bem. O bem é a finalidade da ética, ou seja, como disciplina, a ética procura determinar meios para atingir o bem. Mas pode se dizer também, de maneira muito mais ampla, que o bem é a finalidade de todas as atividades humanas.
Segundo mandamento, “Agir com moderação”, a moderação é o modelo de toda a conduta ética, neste sentido as ações devem manter sua essência do inicio ao termino, sem desvio de sua finalidade que deve ser sempre de boas intenções e bons objetivos.
...